Profissionais de unidades de saúde recebem capacitação sobre vacinas

18/01/2023 13:08
Patrícia Coelho/Divulgação SMS/PMPA
SMS
Servidores se reuniram na Santa Casa nesta quarta-feira

Profissionais que atuam nas unidades de saúde da Atenção Primária à Saúde de Porto Alegre lotaram o anfiteatro Hugo Gerdau, no Complexo Hospitalar Santa Casa, na manhã desta quarta-feira, 18, para capacitação sobre rotinas de salas de vacina e atualização do calendário vacinal. A aula, que teve quatro horas de carga horária, foi ministrada pelo enfermeiro Augusto Crippa, do Núcleo de Imunizações Zona Sul da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). 

O processo de capacitação de profissionais que trabalham em salas de vacina municipais é uma atribuição do Núcleo de Imunizações da SMS. A chefe da unidade Zona Sul, que funciona na sede da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS), Renata Capponi, destaca que a atualização é de extrema importância, na medida em que evita erros de imunizações e auxilia na manutenção das coberturas vacinais. “Além disso, garante maior segurança a todos que recebem vacinas, sejam crianças, adolescentes ou adultos”, frisa a enfermeira.

Entre os aspectos abordados na capacitação estão as vacinas previstas para cada público, de acordo com a faixa etária ou condição de saúde; possibilidade de administração concomitante de vacinas; qualidade das vacinas e melhor forma de conservação; local certo para a administração das doses, entre outras. 

Gestão - Para a gestão, o processo de qualificação da rede também é visto como essencial. "A capacitação vem ao encontro do momento que exige que façamos uma força-tarefa para resgatar a Política Nacional de Imunização, que completa 50 anos em 2023 e que vinha estimulando pouco ou até afastando as pessoas dos serviços de saúde", diz o diretor da DVS, Fernando Ritter.

 

Patrícia Coelho

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes