Profissionais de saúde fazem prevenção e diagnóstico do câncer bucal

11/05/2021 15:17
Luciano Lanes/PMPA
SAÚDE
Quando diagnosticado precocemente, dados apontam que a possibilidade de cura fica em torno de 80%

Equipes de saúde bucal que atendem nas unidades de saúde de Porto Alegre fazem avaliação de lesões que possam estar relacionadas ao câncer de boca, doença crônica não transmissível que possui como principal fator de risco o tabagismo. Neste mês, a campanha se intensifica com o projeto Maio Vermelho, para lembrar a importância da prevenção. Entre as orientações estão evitar fumar, não ingerir bebidas alcoólicas e evitar exposição solar excessiva.

As pessoas devem ficar atentas a feridas na boca que não cicatrizam há mais de 15 dias, o que pode caracterizar estágio inicial da doença. Em caso de dúvida, a orientação é procurar a unidade de saúde de referência, de segunda a sexta-feira, onde as equipes de saúde bucal estão capacitadas para fazer a avaliação e o diagnóstico das lesões.

Quando diagnosticado precocemente e o paciente é submetido ao tratamento indicado, dados apontam que a possibilidade de cura fica em torno de 80%. Da mesma forma, o diagnóstico tardio pode levar a um tratamento mais agressivo e mutilador. O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que ocorreram 15,2 mil novos casos, sendo 11.180 em homens e 4.010 em mulheres (2020 - Inca).

Campanha - O Maio Vermelho é uma campanha de conscientização para prevenção do câncer de boca. A campanha é alusiva ao dia 31 de maio, instituído pela Lei Estadual 12.535/06 como Dia de Luta Contra o Câncer Bucal. “A ideia é que a população fique atenta a sinais de lesões na cavidade bucal”, comenta a estomatologista do Centro de Especialidades Odontológicas Santa Marta, Juliana Romanini. Já para os profissionais de saúde é uma oportunidade de ampliar as discussões voltadas ao diagnóstico e tratamento da doença.

Seminário – Nos meses de maio e junho, as equipes da campanha, do TelessaúdeRS-Ufrgs e convidados promovem o Seminário de Câncer de Boca: Projeto Maio Vermelho. Nas quartas-feiras, às 18h, até 30 de junho, dentistas, médicos, estudantes da área da saúde e pesquisadores irão discutir a respeito do objetivo geral da campanha estadual e também sobre a atuação profissional diante dos casos confirmados. Os encontros ocorrem em formato de lives transmitidas no canal do YouTube do TelessaúdeRS-Ufrgs.

Outras informações podem ser obtidas aqui

Confira os principais sinais que devem ser observados:
> Lesões (feridas) na cavidade oral ou nos lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias, que podem apresentar sangramentos e estejam crescendo.
> Manchas/placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, céu da boca ou bochechas
> Nódulos (caroços) no pescoço
> Rouquidão persistente
Nos casos mais avançados observa-se:
> Dificuldade de mastigação e de engolir
> Dificuldade na fala
> Sensação de que há algo preso na garganta
> Dificuldade para movimentar a língua 
(Fonte: Inca)

  

 

Vanessa Conte

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes