Profissionais de hospitais do município integram formação para qualificar atendimento
Trabalhadores que atuam nos hospitais Materno-Infantil Presidente Vargas (HMIPV) e de Pronto Socorro (HPS) participam de um ciclo de desenvolvimento de lideranças com foco em qualificar a assistência à população. Realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a formação é composta de quatro aulas, com início em 2 de setembro.
A abertura ocorreu terça-feira, 26, com a participação de aproximadamente 120 pessoas, na Unisinos - Campus Nilo Peçanha. Participaram o secretário Fernando Ritter, a diretora do HPS, Tatiana Breyer, o diretor do HMIPV, Marcos Slompo, e o diretor administrativo, Jorge Brasil.
“Procuramos trazer situações práticas do dia a dia para aproximar o conteúdo das vivências no ambiente de trabalho”, afirma a coordenadora da Equipe de Desenvolvimento da SMS, Luciana Avila.
A programação envolve os temas comunicação assertiva e não violenta, estimulando a clareza e empatia; estratégias para fornecer feedback construtivo e eficaz; gestão de conflitos e como desenvolver habilidades para identificar, gerenciar e transformar conflitos em oportunidades de aprendizado e colaboração; e educação permanente, com foco em capacitar os profissionais a compreender e aplicar o conceito de educação permanente como um processo dinâmico e reflexivo de aprendizado contínuo.
São 20 horas/aula, sendo 18 presenciais e duas EAD. O encerramento do ciclo será dia 13 de novembro, com a apresentação de propostas de intervenção discutidas ao longo das aulas.
A organização ficou a cargo das equipes dos dois hospitais e da Equipe de Desenvolvimento da SMS. A formação resulta de acompanhamento do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi/SUS) junto às instituições hospitalares.
Cristiano Vieira