Primeira Infância Melhor comemora 20 anos de atuação na Capital

05/05/2025 15:11
Cristine Rochol/PMPA
SMS
São feitas visitas domiciliares e comunitárias semanalmente a famílias em vulnerabilidade social

Estimular o desenvolvimento infantil integral, desde a gestação até os 6 anos de idade, reforçando o vínculo da criança com os pais ou responsáveis, está entre os objetivos do Programa Primeira Infância Melhor - Porto Infância Alegre (PIM-PIA). No mês de maio, a iniciativa comemora os 20 anos de atuação em Porto Alegre.

Com visitas domiciliares e comunitárias realizadas semanalmente a famílias em situação de risco e vulnerabilidade social, a ação pretende fortalecer as competências para educar e cuidar das crianças. Juliana Longarai Lima, 35 anos, é mãe do José, que completa 4 anos em maio, e do Davi, com 8 meses, crianças acompanhadas pelo programa na Capital. Moradora da Restinga, ela considera que a iniciativa estimulou o vínculo de toda a família, incluindo os irmãos maiores Kevyn, de 7, e Larissa, de 11 anos. “O desenvolvimento deles está melhor, eles brincam mais, se interessaram por livros, que não tínhamos o hábito de estimular em casa”, conta.

Cristine Rochol/PMPA
SMS
Atividades têm o objetivo de estimular a motricidade, a leitura e a criatividade das crianças

Os dias em que Marcelo Rosa de Oliveira passa com a família de Juliana são aguardados com alegria pelas crianças. “É um trabalho muito gratificante, elas gostam bastante, dá para ver no olhar”, diz Marcelo, que procura propor atividades diferentes a cada semana, como pintura, contação de histórias, tinta guache e massa de modelar. “No caso do Davi, trabalho para estimular a questão motora, a motricidade fina”, explica, enquanto entrega ao pequeno uma cesta cheia de objetos para brincar, fazer sons e interagir.

Seminário – Para marcar os 20 anos de atuação do programa, será realizado seminário nesta terça-feira, 6, das 8h30 às 17h, no auditório da Farsul (Praça Professor Saint Pastous, 125, Cidade Baixa). A programação contará com momento de homenagem a quem ajudou na construção dos 20 anos do programa, histórico e panorama do PIM no município e no Estado, intervenção cultural com o projeto Garotas de Vermelho, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Saint Hilaire, e apresentação de boas práticas dos visitadores.

As palestras irão abordar temas como o desenvolvimento infantil e o brincar como direitos fundamentais, a parentalidade como estratégia de qualificação do vínculo familiar e a transversalidade da Atenção Primária na Primeira Infância a partir do recorte renda, raça/cor, gênero/sexualidade e educação antirracista. O seminário estava previsto para ocorrer em 2024, mas foi adiado em função da enchente.

PIM-PIA - Política pública pioneira no Brasil, foi criado em 2003, tornando-se Lei Estadual nº 12.544 em julho de 2006. É desenvolvido pelos municípios, numa parceria entre os governos municipal e estadual. Em Porto Alegre, é coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde, com a participação das secretarias de Educação, Cultura e Inclusão e Desenvolvimento Humano, por intermédio da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc).

 

Vanessa Conte

Gilmar Martins