Prefeitura reforça agendamento para qualificar serviço de medicamentos especiais

21/01/2023 06:21
Cristine Rochol/PMPA
SMS
A partir de segunda-feira, abertura de protocolos será preferencialmente por agendamento

O atendimento no Centro Logístico de Medicamentos Especiais (Celme) segue sendo ampliado. Quem necessitar retirada de medicamentos, abertura de protocolos, renovação de tratamento e emissão de certidão negativa pode agendar no site celme.portoalegre.rs.gov.br, aplicativo 156+POA ou pelo telefone 3289-2360. O serviço está atendendo prioritariamente a entrega de medicamento.

Já a abertura de protocolos - necessário para fazer o primeiro pedido de novo medicamento – ocorrerá, a partir desta segunda-feira, 23, preferencialmente por agendamento pelo site celme.portoalegre.rs.gov.br. Também é possível abrir o protocolo eletronicamente pelo site farmaciadigital.rs.gov.br, sem necessidade de atendimento presencial, nem agendamento. Confira abaixo o serviço completo.

O secretário municipal de Saúde, Mauro Sparta, destaca as medidas que vêm sendo tomadas para qualificar o atendimento ao cidadão. "Temos avaliado e monitorado diariamente o movimento da população que necessita buscar o serviço do Celme e, por este motivo, focamos na criação de ferramentas digitais e estruturas que facilitem o acesso", salienta Sparta.

Descentralização - Além disso, outros dois pontos de atendimento presencial para abertura de protocolos estarão disponíveis: Unidade de Saúde Assis Brasil, na Zona Norte, e Unidade de Saúde São Carlos, na Zona Leste. Também realizam o encaminhamento dos protocolos as farmácias distritais Vila dos Comerciários, Navegantes e Restinga.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça a orientação de que não é necessário se deslocar até o Celme para abertura de protocolos, o atendimento está mais próximo das comunidades. Com isso, o tempo de espera para entrega de medicamentos será reduzido.

Reforço na equipe - No Celme, houve reforço na equipe para atendimento presencial e de chamadas telefônicas para auxiliar o cidadão. Tanto no local quanto nas farmácias, são atendidos exclusivamente usuários de Porto Alegre, sendo comprovado a partir de consulta em sistema pelo número do cartão SUS ou CPF. Caso o endereço não esteja atualizado, a orientação é procurar a unidade de saúde de referência.

Novo endereço - Celme é a nova denominação da Farmácia de Medicamentos Especiais. Desde 12 de dezembro, o local funciona na avenida Azenha, 295, das 8h às 17h, e não mais na esquina da avenida Borges de Medeiros com a rua Riachuelo. A mudança concluiu a transferência da gestão do serviço, que passou da Secretaria Estadual da Saúde (SES) para a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Retirada de medicamentos
Centro Logístico de Medicamentos Especiais - avenida Azenha, 295, das 8h às 17h

Como fazer:
- Agendar através do site celme.portoalegre.rs.gov.br, telefone 3289-2360 ou aplicativo 156+POA
- Com protocolo deferido, levar documentos

Abertura de protocolos
Farmácia Distrital Vila dos Comerciários - rua Prof. Manoel Lobato, 151
Farmácia Distrital Navegantes - avenida Presidente Roosevelt, 5
Farmácia Distrital Restinga - rua Álvaro Difini, 520
Unidade de Saúde Assis Brasil - avenida Assis Brasil, 6615
Unidade de Saúde São Carlos – avenida Bento Gonçalves, 6670

Como fazer:
- Consultar no site farmaciadigital.rs.gov.br se o Estado fornece o medicamento (protocolo pode ser aberto diretamente no site sem necessidade de agendamento ou presencial)
- Verificar documentos necessários
- Encaminhar pela Farmácia Digital
OU
- Agendar abertura celme.portoalegre.rs.gov.br, telefone 3289-2360 ou aplicativo 156+POA para atendimento no Celme
OU
- Ir sem agendamento nas farmácias distritais, Álvaro Difini, Vila dos Comerciários, Restinga e unidades de saúde Assis Brasil e São Carlos.

Emissão de certidão negativa:
Centro Logístico de Medicamentos Especiais - avenida Azenha, 295, das 8h às 17h

Como fazer
- Agendar pelo site celme.portoalegre.rs.gov.br, telefone 3289-2360 ou aplicativo 156+POA

Neemias Freitas

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes