Prefeitura recebe prêmio nacional por iniciativa de saúde

07/04/2022 17:32
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Mediadores interculturais realizam o primeiro contato com o usuário imigrante

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) recebeu uma premiação nacional pelo projeto Mediadores Interculturais, que facilita o acesso e acolhimento de imigrantes haitianos e senegaleses no Sistema Único de Saúde (SUS). O Prêmio APS Forte no SUS: integralidade no cuidado é promovido pelo Ministério da Saúde (MS) e Organização Pan-Americana da Saúde no Brasil (Opas).

A premiação reconhece projetos inovadores na atenção primária à saúde, valorizando, sistematizando e difundindo experiências que ampliam o acesso do cidadão ao SUS. Foram escolhidos quatro vencedores entre os 12 finalistas.

Cada um de um eixo temático (Eixo 1 – Organização dos serviços de APS para o atendimento integral, Eixo 2 – Integralidade e Equidade, Eixo 3 – Atenção Integral nos Ciclos de Vida e Eixo 4 – Promoção da Saúde). 

O Mediadores Interculturais foi o vencedor no eixo 2. O projeto tem o objetivo de facilitar o acesso e acolher imigrantes haitianos e senegaleses no SUS. Os mediadores interculturais realizam o primeiro contato com o usuário imigrante ou a mediação entre ele e o profissional de saúde, garantindo o acesso desde o atendimento no território até os diferentes pontos da rede de saúde da cidade. A equipe é composta por imigrantes haitianos e senegaleses.

Além da iniciativa vencedora, o Horta Escolar, do vasinho ao pomar - que promove a alimentação saudável em mais de 120 escolas municipais, estaduais e comunitárias de Porto Alegre - ficou entre os 12 finalistas. Os dois projetos concorreram com outros 1.151 de todo país. Conforme a diretora de Atenção Primária da SMS, Caroline Schirmer, o prémio é um reconhecimento importante do trabalho desenvolvido na cidade.

“Ficamos muito contentes, pois das 12 classificadas, uma foi vencedora e a outra finalista. Estamos trabalhando cada vez mais para promover a equidade e oferecer uma saúde diferenciada à população”, destaca. Os vencedores ganharam uma viagem de estudo internacional para conhecer um sistema sanitário focado na atenção primária à saúde. 
 

Cláudia Fleury

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes