Prefeitura realiza ações em alusão ao Dia Mundial da Hipertensão Arterial

19/05/2022 08:55
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Profissionais das 132 unidades serão incentivados a verificar a pressão arterial dos usuários maiores de 18 anos

Com a intenção de informar, prevenir, identificar e controlar a pressão arterial, a prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza uma série de ações alusivas ao Dia Mundial da Hipertensão Arterial. Durante a segunda quinzena do mês de maio, profissionais da Atenção Primária à Saúde da SMS, participarão de Live sobre o assunto e serão incentivados a aferir a pressão arterial da população.  

O primeiro evento referente ao tema acontece nesta quinta-feira, 19, das 13h às 13h30. O médico cardiologista Daniel Barreto e o profissional de educação física Fernando Dourado ministram a Live “Diagnóstico e Manejo da hipertensão e Cuidados de Promoção à Saúde”, que será transmitida ao vivo pelo youtube da SMS.

Já entre os dia 20 e 27 de maio acontece a Semana do Desafio. Profissionais das 132 unidades da Capital serão incentivados a aferir a pressão arterial dos usuários maiores de 18 anos. De acordo com a coordenadora das Políticas Públicas de Saúde, Elaine Oliveira Soares, uma vez identificada a hipertensão, o cidadão é encaminhado para consulta médica ou de enfermagem. “É importante termos o diagnóstico, pois a hipertensão arterial é silenciosa e se não tratada pode ter graves consequências para a saúde”, destaca. 

No sábado, 21, a população poderá aferir a pressão arterial na Unidade Móvel de Saúde, que estará estacionada, das 10h às 16h, no campo do Piriquito (av. Vicente Monteggia, 2709, bairro Vila Nova). Além da verificação da pressão, serão disponibilizadas vacinas contra Covid-19 e gripe. 

Hipertensão - Celebrado na última terça-feira, 17, o Dia Mundial da Hipertensão Arterial lembra os riscos da doença. De acordo com o médico da Coordenação de Políticas de Saúde da Daps, Joao Antônio Bonfadini Lima, a hipertensão, usualmente chamada de pressão alta, ocorre quando a pressão arterial se mantém sistematicamente igual ou maior que 140 por 90 mm/Hg. “A pressão pode se elevar por vários motivos, mas principalmente porque os vasos nos quais o sangue circula se contraem. A hipertensão pode levar a diversas complicações, como infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral e insuficiência renal crônica”, destaca.

Cláudia Fleury

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes