Prefeitura promove nova ação noturna para captura de escorpião amarelo

01/02/2023 07:12
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Foram apreendidos 60 exemplares do animal ano passado, em Porto Alegre

Agentes da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), acompanhados por especialistas em combate a endemias e com apoio de profissionais do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), realizam nova operação para captura de escorpião amarelo no Centro Histórico, nesta quarta-feira, 1º. Com ponto de encontro na Praça Dom Feliciano, às 19h30, a atividade será expandida para quarteirões das ruas dos Andradas, Marechal Floriano, Vigário José Inácio e da avenida Salgado Filho.

A operação poderá ser acompanhada pela imprensa. No entanto, para evitar riscos para a equipe e prejuízo no trabalho, não é permitido o uso de luz branca (flash ou para registro de imagens).

A gerente da Unidade de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde, Roxana Nishimura, destaca que toda visualização de escorpião amarelo deve ser comunicada à prefeitura pelo serviço 156. “A notificação é importante e essencial para o desencadeamento de medidas ambientais”, frisa a gerente.

Números - Esta é a terceira operação para captura do animal na região em 2023. As vistorias são feitas em caixas de telefonia. Neste ano, foram coletados na cidade 60 escorpiões amarelos, sendo 56 no Centro Histórico, dois no bairro São Geraldo, um no Mário Quintana e um no Anchieta (Ceasa).

Em 2022, no mês de janeiro, foram registradas dez apreensões no Centro Histórico e não houve capturas noturnas, já que o serviço foi incorporado à rotina da Equipe de Fiscalização Ambiental da Vigilância em Saúde no decorrer do ano passado.

Em janeiro do ano passado, foi notificado um acidente (quando a vítima recebe uma ferroada do animal e é atendida no Hospital de Pronto Socorro). Neste ano, foram duas notificações de acidentes.

Patrícia Coelho

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes