Prefeitura pede mais recursos ao Ministério da Saúde a fim de reduzir filas para consultas, exames e cirurgias

18/07/2025 21:12

Em encontro com o ministro da Saúde Alexandre Padilha, o secretário municipal Fernando Ritter destacou os resultados alcançados com a política de Ofertas de Cuidados Integrados (OCIs), que viabilizou o zeramento das filas de espera para tratamento de câncer de mama e radioterapia em Porto Alegre. Ele reforçou ao ministro a necessidade de ampliação dos repasses federais para que mais procedimentos possam ser realizados com agilidade.

Padilha esteve na capital gaúcha, na noite desta sexta-feira, 18, para visita técnica aos hospitais Fêmina e Mãe de Deus. Acompanhado por gestores locais, o titular da pasta percorreu áreas de atendimento e estruturas hospitalares que integram a rede de atenção especializada do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Com mais recursos, podemos fazer mais pela nossa gente. Reduzir o tempo de espera nas filas e enfrentar o acúmulo de demandas é uma prioridade da gestão. Já mostramos que é possível avançar, mas o desafio continua”, disse Fernando Ritter. 

Além das filas oncológicas, outras especialidades estão sendo priorizadas com ações focadas na redução de tempo de espera, como exames, consultas e cirurgias em diversas áreas como oftalmologia pediátrica, cardiologia adulto e mamografia.

A visita do ministro ocorre em meio ao esforço da gestão municipal para ampliar a capacidade de resposta do SUS em Porto Alegre, diante da alta demanda e da necessidade de financiamento contínuo para garantir acesso resolutivo e em tempo adequado à população.

 

Carolina Zeni

Gilmar Martins