Prefeitura monitora protocolos sanitários de evento teste

25/07/2021 17:53
Cesar Lopes / PMPA
Saúde
Casos positivos não têm acesso ao ambiente da festa

A  Prefeitura de Porto Alegre, por meio das secretarias municipais de Saúde e de Enfrentamento à Covid-19, acompanhou neste domingo, 25, a realização do primeiro evento teste na cidade durante a pandemia do novo coronavírus.

O evento teste é realizado pelo setor de entretenimento da Capital. Cerca de 600 pessoas participam da festa, realizada na Casa NTX, na Zona Norte da cidade.

No sábado, 24, foi realizada a primeira rodada de testes. Dos 600 participantes que compraram ingressos para o evento, 24 não compareceram à testagem e nove apresentaram resultado positivo para Covid-19. Essas pessoas não poderão participar do evento.

No dia do evento teste, na área externa da casa NTX, cerca de 200 participantes do evento foram retestados. Casos positivos não têm acesso ao ambiente da festa. Na próxima semana, entre terça e quarta-feira, dias 27 e 28, outros 200 participantes farão o teste novamente.

No domingo, antes do início do evento, equipe da Diretoria de Vigilância em Saúde da SMS compareceu ao local para avaliar o cumprimento de protocolo de testagem para participantes de eventos construído pela secretaria. De acordo com a gerente da unidade de vigilância sanitária da SMS, Paula Marques Rivas, o objetivo da ação é monitorar o cumprimento do protocolo sanitário encaminhado pelos organizadores do evento previamente. Entre os itens a serem vistoriados está o ambiente e procedimentos de testagem e medidas sanitárias no local do evento.

Patrícia Coelho

Fabiana Kloeckner