Prefeitura leva testes de HIV, sífilis e hepatites à Praça da Alfândega

01/12/2022 17:35
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Ação contou com testagem, dicas de prevenção, orientações e acesso a tratamento

No Dia Mundial de Luta contra a Aids, lembrado nesta quinta-feira, 1º, a prefeitura levou testes de HIV, sífilis e hepatites B e C à Praça da Alfândega, Centro Histórico da Capital. Promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a ação ocorreu das 9h às 16h, no ônibus do projeto Fique Sabendo.

No local, foram testadas 80 pessoas, das quais 15 com exame positivo para sífilis, duas para o vírus da hepatite C e uma para HIV. Ocorreram nove aplicações da primeira dose de penicilina, prescrição para tratamento da sífilis. Foram realizados aproximadamente 300 testes, considerando as quatro doenças.

“Esta foi uma iniciativa para estimular que as pessoas conheçam sua sorologia e venham conversar sobre as infecções sexualmente transmissíveis, em especial o HIV/Aids”, afirma a coordenadora de Atenção à Tuberculose, Infecções Sexualmente Transmissíveis, HIV/Aids e Hepatites Virais da SMS, Daila Raenck.

Dicas de prevenção, testagem, diagnóstico e acesso a tratamento e preservativos estão disponíveis também nas 132 unidades de saúde da cidade, de segunda a sexta-feira (veja a lista de postos), e no Serviço de Atendimento Especializado Santa Marta (rua Capitão Montanha, 27, Centro Histórico).

A ação contou com distribuição de preservativos, gel lubrificante e orientações quanto à importância da prevenção, com uso de preservativo na relação sexual. O público participou de conversas sobre estratégias de enfrentamento às doenças e cenário epidemiológico na Capital, além da assistir a vídeos educativos.

A ação teve parceria de integrantes dos projetos Vivências e desafios das mulheres no contexto da prevenção do HIV/Aids, do Movimento Nacional das Cidadãs Posithivas, e do A Hora é Agora.

Dezembro Vermelho – Ao longo do mês, a SMS promove uma série de ações para lembrar a importância da prevenção e testagem de ISTs, com acesso a tratamento pelo Sistema Único de Saúde. Serão divulgados conteúdos nas redes sociais e busdoors com a mensagem "Não fique na dúvida, faça o teste rápido de HIV nas unidades de saúde". Porto Alegre oferece tratamento a pessoas diagnosticadas com o vírus HIV desde 2014, e não apenas em casos de Aids.

 

Vanessa Conte

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes