Prefeitura irá comprar vacina contra Covid-19 para atender toda a população

21/10/2020 18:12
Divulgação/PMPA
covid
Recursos estão garantidos no Fundo Municipal de Combate ao Coronavírus

A Prefeitura de Porto Alegre anunciou em live pelas redes sociais, na tarde desta quarta-feira, 21, que irá comprar a primeira vacina com eficácia comprovada contra a Covid-19 e imunizar toda a população, caso o governo federal não disponibilize as doses. Os recursos estão garantidos no Fundo Municipal de Combate ao Coronavírus (Funcovid-19), que conta com R$ 150 milhões. A lei complementar 887, que criou o fundo, foi sancionada em agosto pelo Executivo.

A expectativa do Município é que o governo federal adquira e distribua as doses por meio do Programa Nacional de Imunizações, de acordo com critérios técnicos. No entanto, caso a União não siga por este caminho, a  prefeitura buscará vacinas certificadas e validadas para atender toda a população, prioritariamente os grupos de risco. 

Além da garantia dos recursos orçamentários, Porto Alegre está preparada e tem capacidade operacional para aplicar as doses. Na campanha de vacinação deste ano contra a Influenza, a Capital atingiu, em plena pandemia, 120% da meta de imunização. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) firmou parcerias com a rede privada de farmácias (Panvel, Agafarma e São João), além de prestar atendimentos em tendas e drive- thrus. 

A gestão municipal  intensificou a busca pela vacina contra a Covid-19 assim que os resultados de testagem avançaram. O secretário municipal de Saúde, Pablo Stürmer, esteve esta semana na sede do Instituto Butantan, em São Paulo, e reuniu-se com o secretário estadual da Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, e diretores da instituição. No encontro, conheceu o projeto para a reforma do prédio que deve abrigar a produção do imunizante Sinovac, originário da China. Stürmer também esteve em Brasília com o secretário nacional de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros, para atualização de informações.

Campo de testes - A previsão é que a produção da vacina em solo brasileiro comece no primeiro semestre de 2021. Segundo acordo entre o Instituto Butantan e a farmacêutica Sinovac Life Science, do grupo chinês Sinovac Biotech, será produzida e testada a CoronaVac, já em fase final de ensaios clínicos. Graças ao seu controle da pandemia, Porto Alegre é campo de testes para a vacina do Butantan no Hospital São Lucas da PUC. Mais de mil voluntários foram recrutados, sendo a Capital o segundo maior polo de testes do país. 

Além da CoronaVac, também está em fase de testes em Porto Alegre, no Hospital de Clínicas, a vacina desenvolvida na FioCruz em parceria com a Universidade de Oxford e a empresa biofarmacêutica AztraZeneca. O Grupo Hospitalar Conceição e o Clínicas também serão campo de testes da Janssen. Atualmente, são quatro vacinas sendo testadas no país.

Para mais informações sobre o coronavírus, clique aqui.

Veja aqui as últimas notícias sobre a pandemia.

  

  

 

Lissandra Mendonça e Neemias Freitas

Elisandra Borba