Prefeitura fornece óculos a crianças com problemas de visão

24/09/2021 08:49

Cerca de 40 crianças de diferentes regiões da cidade com problemas de visão irão escolher as armações de óculos nesta sexta-feira, 24, às 14h, no Centro de Saúde Santa Marta (rua Capitão Montanha, 27). A iniciativa integra o programa Porto Olhar Alegre, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Os óculos poderão ser retirados em 30 dias.

O Porto Olhar Alegre fornece óculos para a faixa etária até 17 anos e conta com recursos federais do Programa Saúde na Escola (PSE). A partir de licitações realizadas anualmente, é estabelecido fluxo com a ótica vencedora para a confecção de lentes e óculos com modelos e tamanhos variados e adequados à faixa etária. Esta é a terceira prova de armações do ano. Nas duas primeiras, que ocorreram em abril e julho, 35 crianças foram contempladas.  

Para ter acesso aos óculos, pais ou responsáveis devem procurar a unidade de saúde de referência, conforme o endereço de moradia, solicitando avaliação oftalmológica. Além disso, a triagem é feita pelas unidades de saúde em alunos de escolas públicas municipais e estaduais de Porto Alegre pactuadas no PSE.

Pandemia - Segundo Pesquisa do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, realizada em abril e junho, sete em cada dez médicos oftalmologistas entrevistados identificaram progressão da miopia em crianças durante a pandemia de Covid-19. Em Porto Alegre, a saúde ocular está entre as ações prioritárias do PSE este ano devido à maior exposição das crianças às telas. 

Vanessa Conte

Andrea Brasil