Prefeitura faz ação de saúde e assistência social no Viaduto da Conceição

16/08/2022 17:05
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Equipes fizeram abordagens e avaliações de saúde

A prefeitura esteve novamente nas imediações do Viaduto da Conceição, no Centro Histórico, para reforçar ações de saúde e assistência social a pessoas em situação de rua. A operação desta terça-feira, 16, é a quarta realizada desde a semana passada. (fotos)

Equipe do Consultório na Rua Centro, da Secretaria Municipal de Saúde, fez 21 abordagens, avaliação de saúde, testes para infecções sexualmente transmissíveis, verificação de sinais vitais, coleta de exames para identificar a tuberculose e encaminhamento para serviço especializado em álcool e outras drogas. Quatro profissionais integraram a ação: médica, enfermeira e dois técnicos de enfermagem.  

A equipe de abordagem social que atende a região do entorno da Estação Rodoviária é a da Fundação Fé e Alegria, terceirizada da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc). Os técnicos atendem, acompanham e mediam o acesso dessa população à rede de proteção social.

O trabalho no território alvo da ação integrada é feito de forma sistemática com o objetivo de mapear as situações e repensar estratégias. A equipe circula em horários alternados para contemplar o fluxo e itinerância do público do local, em conjunto com equipes da saúde do Consultório na Rua e do Centro de Atenção Psicossocial 4.

Vanessa Conte e Maria Emília Portella

Gilmar Martins