Prefeitura esclarece dados sobre vacinação

03/04/2021 10:06

Sobre os índices de vacinação de Porto Alegre em relação a outras cidades do Rio Grande do Sul, a Prefeitura esclarece: o índice atual, baseado no vacinômetro, é de 17,2%, resultado de 255.809 doses aplicadas, o que coloca a capital gaúcha ocupando efetivamente o primeiro lugar na vacinação, proporcionalmente à população, entre as capitais.

A prefeitura tem divulgado seus índices de vacinação sempre comparando com outras capitais, e não com cidades do interior. É uma questão de proporção. A comparação é feita com as capitais que tem o vacinômetro, ferramenta que registra os números diários com transparência e rigor, e que em todas estas cidades também tem eventuais defasagens de registro em relação os dados do Ministério da Saúde pelo mesmo motivo: a preocupação em inserir no sistema os dados coletados no dia a dia da vacinação com precisão e veracidade.

A campanha de vacinação na Capital tem como um de seus principais recursos utilização dos drive-thrus, que são estruturas ao ar livre que não contam com sistema de informação para atualização em tempo real como existe nas unidades de saúde. Isso gera um “delay” em relação aos dados que chegam ao MS. Por isso as equipes externas de vacinação passaram a contar com o apoio de jovens do Programa PIM – Primeira Infância Melhor, que estão ajudando no registro dos dados nos drives. Isso já permitiu uma redução de menos de 48 horas no delay

Todos os dados de vacinação inseridos no sistema são checados para garantir máxima segurança e transparência aos processos.

Ricardo Azeredo

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes