Prefeitura debate prevenção às violências em seminário nesta semana

04/08/2022 07:44
Giulian Serafim / PMPA
TURISMO
Grupo de trabalho elabora estudos de enfrentamento à violência pela abordagem da saúde pública

O 1º Seminário Municipal de Prevenção às Violências de Porto Alegre será realizado nesta quinta e sexta-feira, 4 e 5, no auditório do Ministério Público do Rio Grande do Sul (rua Aureliano de Figueiredo Pinto, 80). As inscrições para participar estão abertas e podem ser feitas gratuitamente neste link. A promoção é da prefeitura e envolve diversas secretarias.

A programação ocorre das 9h às 18h e inclui temas como enfrentamento à violência contra crianças, adolescentes, mulheres e idosos, racismo e boas práticas comunitárias, além de conceitos, notificações e estratégias de prevenção. As informações serão apresentadas por especialistas locais, nacionais e internacionais. Também estará em pauta a proposta de criação de um Escritório de Prevenção à Violência na capital gaúcha.

A construção do seminário resulta de um grupo de trabalho criado há dez meses, encarregado de elaborar estudos e pesquisas na área de prevenção à violência, que serão apresentados durante o evento. O diferencial do estudo é a utilização, inédita no Brasil, do enfrentamento à violência pela abordagem da saúde pública. O evento é coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), com a participação das secretarias de Governança, Segurança, Educação, Desenvolvimento Social e Planejamento.
 

Vanessa Conte

Lissandra Mendonça