Prefeitura aperfeiçoa painel de monitoramento das UTIs de Porto Alegre

29/04/2021 17:58
Maria Ana Krack / PMPA
SAÚDE
Atualização deverá mostrar dados de 18 hospitais da Capital

Para facilitar a consulta do público e acompanhar a evolução dos indicadores do Sistema de Bandeiras adotados pelo Governo do Estado em relação à pandemia de Covid-19, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) está aperfeiçoando os dados do painel de monitoramento da situação diária dos leitos de UTI da Capital. O painel do município (bit.ly/monitoramento_uti) seguirá mostrando a flutuação diária dos casos Covid-19 confirmados com indicação de UTI.

A atualização do painel deverá trazer quatro dados com informações de 18 hospitais que prestam atendimento a pacientes adultos e sete com atendimento pediátrico: suspeitos Covid, Covid confirmado, Covid em emergência aguardando leito de UTI e não-Covid em emergência aguardando leito de terapia intensiva.  Além dessas informações, haverá direcionamento para o site mantido pelo Governo do Estado com informações sobre Covid-19: https://covid.saude.rs.gov.br/.

O diretor da Diretoria de Atenção Hospitalar e Urgência (DAHU), João Marcelo Fonseca, explica que no site do Estado a informação consolidada alimentará o Sistema de Bandeiras. “A profusão de informações referentes à Covid-19 objetiva dar transparência no acompanhamento dos dados da pandemia em Porto Alegre, Estado e País”, diz. “A intenção é evitar dados duplicados, mantendo a transparência das informações e consolidação de dados em uma única fonte”, complementa.

Como ainda há alguns ajustes sobre critérios na exposição dos dados, a SMS decidiu manter o modelo anterior até que o novo formato esteja concluído. “Com a padronização, estas discrepâncias de dados vão desaparecer e teremos um quadro ainda mais fiel da realidade, permitindo estabelecer estratégias de saúde mais objetivas tanto para o município quanto para o Estado”, ressalta o secretário municipal de Saúde, Mauro Sparta.

Patrícia Coelho e Ricardo Azeredo

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes