Prefeitura amplia atendimento em tratamento odontológico de canal

15/03/2023 13:23
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Com auxílio de um computador, raio-X digital permite verificar imagem durante a consulta

Mais pessoas têm acesso ao tratamento de canal dentário em Porto Alegre. No ano passado, a oferta de primeiras consultas foi ampliada em mais de 260%. Dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) apontam que foram oferecidas 182 primeiras consultas no mês de fevereiro, chegando a 663 em dezembro.

A ampliação foi possível graças a iniciativas como compra de equipamentos, qualificação e contratação de profissionais, além da retomada de serviços como o CEO Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). Com investimento de R$ 365 mil, foram adquiridos 23 sensores de raio-X digital – 18 adultos e cinco infantis, 15 motores endodônticos e 15 localizadores apicais.

“Tudo isso auxiliou no sentido de redimensionar a quantidade de consultas para a conclusão de um maior número dos casos”, afirma a diretora de Atenção Primária da SMS, Caroline Schirmer. O acesso ao tratamento se dá pela unidade de saúde de referência do paciente morador da Capital.

Conforme a coordenadora de Saúde Bucal, Monica Hermann, a utilização dos novos equipamentos possibilita ter mais agilidade, controle da dor e segurança durante e após o tratamento. “O uso das novas tecnologias possibilita a redução do número de sessões com o paciente, obtendo mais sucesso na comparação ao tratamento manual, realizado anteriormente”, avalia. Com um tratamento mais ágil, é possível ampliar a oferta de novas consultas, atendendo um maior número de pessoas.

Hoje, os serviços que atuam na área são os Centros de Especialidades Odontológicas localizados no IAPI, Santa Marta, Bom Jesus, Vila dos Comerciários, Ufrgs e Grupo Hospitalar Conceição. Após concluir o tratamento de canal, o paciente retorna para seguir o acompanhamento na equipe de saúde bucal da unidade de referência, conforme o endereço de moradia em Porto Alegre.

Vanessa Conte

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes