Prefeitura amplia atendimento de saúde no Instituto Penal Feminino de Porto Alegre

31/01/2025 17:36

A assistência à saúde no Instituto Penal Feminino de Porto Alegre (IPFPOA) foi ampliada e qualificada com a reestruturação dos espaços de trabalho da equipe da Unidade de Saúde (US) Bananeiras e o aumento da oferta de consultas, exames e atendimentos. A iniciativa, conduzida pela Diretoria de Atenção Primária à Saúde (DAPS) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em parceria com o IPFPOA, fortalece o cuidado com as apenadas e melhora as condições para os profissionais que atuam na unidade.

Nesta sexta-feira, 31, ocorreu a apresentação das melhorias estruturais promovidas no local, reforçando o compromisso com a qualificação da assistência à saúde no sistema prisional. Participaram do encontro a diretora da DAPS, Vânia Frantz, o delegado da 10ª Região Penitenciária, Renato Penna de Moraes, o gerente da US Bananeiras, Luiz de Mattos, e demais membros das equipes. “Estamos muito contentes com a ampliação do espaço, adaptando o consultório e viabilizando melhores condições para os atendimentosâ€, destacou Mattos.

Desde janeiro de 2024, a US Bananeiras tem trabalhado para ampliar o atendimento médico no IPFPOA. Em setembro de 2024, foi implementada a presença de uma médica na instituição duas vezes por semana, além da oferta contínua de atendimentos em enfermagem, odontologia e farmácia. O município conta com nove equipes que atuam em cinco estabelecimentos prisionais.

 

Carolina Zeni

Cristiano Vieira