Porto Alegre tem capacitação no Dia D de Prevenção ao Câncer Bucal

07/11/2023 11:21
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Programação inclui temas como ações de luta contra a doença e importância do diagnóstico precoce

O processo de diagnóstico do câncer bucal, incluindo manifestações clínicas, rastreio e fluxos na rede pública, é tema de capacitação realizada nesta terça-feira, 7, no auditório da UniRitter (rua Orfanotrófio, 555), pelo dia D para prevenção da doença. A promoção é do Ministério da Saúde e ocorre em nível nacional, em conjunto com secretarias municipais e estaduais. Em Porto Alegre, une-se ao projeto Maio Vermelho, mês alusivo ao diagnóstico precoce, feito em parceria com a Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e o Telessaúde/RS.

A programação começou às 8h30 e vai até 13h, incluindo temas como ações de luta contra o câncer bucal no Rio Grande do Sul, qualificação e importância do diagnóstico precoce. Também será apresentado o fluxo ideal do diagnóstico na rede pública e o diagnóstico situacional da doença no Estado.

De acordo com a coordenadora de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde, Monica Hermann, o dia D dá visibilidade às ações de diagnóstico feitas na Capital e no Estado, além de discutir as dificuldades na rede pública quanto ao tratamento. “Assim, sinalizaremos ao ministério em quais ações precisamos de apoio para qualificar o atendimento e salvar mais vidas”, avalia.

O secretário municipal de Saúde, Fernando Ritter, destacou a importância da iniciativa para qualificação da política de ação de combate ao câncer. “Detectando a doença precocemente, conseguimos prevenir principalmente sequelas e óbitos desnecessários”, afirma.

Cristine Rochol/PMPA
SMS
Evento ocorre até as 13h, no auditório da UniRitter

O câncer é o principal problema de saúde pública no mundo e uma das principais causas de morte. Conforme informações do Instituto Nacional de Câncer apresentadas pelo professor Vinícius Carrard, da Odontologia da Ufrgs, a estimativa é de 15.100 casos novos de câncer de boca no Brasil em 2023, sendo o oitavo tipo mais comum na população, com 6.192 óbitos por ano. Atinge especialmente pessoas a partir de 40 anos.

Os principais fatores de risco são o tabagismo, consumo de álcool, exposição solar, orofaringe (HPV) e dieta alimentar pobre em frutas e verduras. Mais recentemente, os cigarros eletrônicos, cujo consumo é crescente entre os jovens, têm sido associados a vários problemas de saúde, inclusive o câncer bucal.

O evento é transmitido também no formato on-line, voltado a cirurgiões-dentistas e profissionais da rede pública e de parceiros no atendimento das unidades da Atenção Primária e Centros de Especialidades Odontológicas. Entre os palestrantes estão profissionais do município, do Estado e da Ufrgs.

Vanessa Conte

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes