Porto Alegre reduz casos de Aids em menores de 5 anos
Porto Alegre é a 17ª capital do país com maior taxa de detecção de Aids em menores de 5 anos, com 1,2 novos casos por 100 mil habitantes em 2023. No ano anterior, a capital gaúcha havia ficado em 1º lugar, o que indica uma melhora significativa. Os dados foram divulgados na última semana pelo Ministério da Saúde, no boletim epidemiológico de HIV/Aids 2024, que traz os dados relativos a 2023.
A cidade se mantém como capital com maior taxa de detecção de gestantes com HIV (16,2 casos novos de gestantes com HIV por mil nascidos vivos). Conforme a enfermeira da Diretoria de Vigilância em Saúde, Fernanda Vaz Dorneles, ainda que ocupe o 1º lugar no ranking com a maior taxa, houve redução em relação ao ano anterior, que foi de 17 novos casos.
O boletim mostra que a capital gaúcha apresenta a 3ª maior taxa de detecção de Aids, com 47,7 casos novos para 100 mil habitantes, se mantendo estável em relação ao ano anterior, que foi de 47,9. Também é a capital com maior coeficiente de mortalidade por Aids do país (14,1 óbitos por 100 mil habitantes).
“De acordo com a publicação do boletim ministerial, mesmo sendo a capital com mais óbitos por Aids, de 2022 para 2023 houve uma redução de 41% no coeficiente de mortalidade, que é o número de óbitos para cada 100 mil habitantes, apontando uma melhora importante nesse indicador”, diz Fernanda.
Segundo a técnica, a Vigilância Epidemiológica de Porto Alegre encaminhará ofício ao Ministério da Saúde solicitando revisão da taxa de detecção de Aids em pessoas com 13 anos ou mais e no coeficiente de mortalidade por Aids, pois, de acordo com o banco de dados do município, a taxa de detecção da capital é menor e o coeficiente de mortalidade é maior do que o publicado pelo boletim ministerial.
Testagem e prevenção - A prevenção ainda é a melhor maneira de evitar infecções sexualmente transmissíveis. Testes, orientações e acesso a preservativos estão disponíveis nas 134 unidades de saúde da cidade e nos Centros de Testagem e Aconselhamento Santa Marta (rua Capitão Montanha, 27, 5º andar), Navegantes (avenida Presidente Franklin Roosevelt, 5) e Comerciários (rua Moab Caldas, 400, 3º andar, área 18).
Gilmar Martins