Porto Alegre recebe inscrições para etapa municipal de conferência sobre migrações

08/03/2024 08:55

Porto Alegre promove neste sábado, 9, a conferência livre local em preparação à 2ª Conferência Nacional sobre Migrações, Refúgio e Apatridia (Comigrar). A etapa municipal ocorre das 8h às 17h30, na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Campus Centro (avenida Paulo Gama, 110), prédio 12.201, sala 102 (auditório). As inscrições podem ser feitas no link. A promoção é da prefeitura, por intermédio das secretarias de Desenvolvimento Social e de Saúde, em parceria com diversas entidades da área.

A 2ª Comigrar é um espaço aberto para a participação de todos os interessados em construir um futuro mais justo e inclusivo para migrantes, refugiados e apátridas no Brasil. A etapa nacional será realizada de 7 a 9 de junho, em Foz do Iguaçu. As discussões e propostas serão organizadas nos seguintes eixos: 1) Igualdade de tratamento e acesso a serviços públicos; 2) Inserção socioeconômica e promoção do trabalho decente; 3) Interculturalidade e diversidades; 4) Governança e participação social; 5) Regularização migratória e documental; e 6) Enfrentamento a violações de direitos.

A programação é voltada, em especial, a pessoas migrantes, refugiadas e apátridas, brasileiros no exterior e retornadas, representantes do poder público, organizações da sociedade civil e organismos internacionais. Também inclui a participação de pesquisadores, acadêmicos e estudantes; trabalhadores de entidades de atendimento ao público, membros de conselhos e comitês de migrações, refúgio e apatridia, membros de associações de bairro e de coletivos locais, lideranças comunitárias e público em geral interessado no tema.

Vanessa Conte

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes