Porto Alegre passa a contar com sexta unidade de saúde prisional

24/06/2022 16:40
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Unidade funciona no Instituto Psiquiátrico Forense

A Unidade de Saúde do Instituto Psiquiátrico Forense (IPF) Dr. Maurício Cardoso foi entregue na tarde desta sexta-feira, 24, na avenida Bento Gonçalves, 2850, bairro Partenon. Esta é a sexta equipe de saúde prisional de Porto Alegre.

O serviço funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, com Equipe de Atenção Primária Prisional Ampliada.  Médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, auxiliar de saúde bucal e médico psiquiatra ou com experiência em saúde mental são contratualizados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) junto à Associação Hospitalar Vila Nova. Também fazem parte da equipe um cirurgião dentista, um assistente social e um psicólogo do quadro do IPF.

“O serviço é um importante instrumento para aproximar o Sistema Único de Saúde (SUS) dessa população, humanizando o atendimentoâ€, destaca o secretário-adjunto de Saúde da Capital, Richard Dias. O atendimento desse público é orientado pela Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional, com recursos provenientes do Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde.

Cuidados básicos - Esta é a sexta equipe de saúde prisional da Capital gaúcha. As demais funcionam na Cadeia Pública de Porto Alegre (três), uma no Presídio Estadual de Porto Alegre e uma na Penitenciária Feminina Madre Pelletier. “A iniciativa é uma ação importante para ampliar o acesso a cuidados básicos, como casos de hipertensão, diabetes e tuberculose, por exemplo, qualificando o atendimento a essa populaçãoâ€, afirma a diretora de Atenção Primária da SMS, Caroline Schirmer.

Participaram do evento diversas autoridades da Secretaria da Justiça e Sistema Penal e Socioeducativo e Superintendência dos Serviços Penitenciários, Ministério Público, Ministério da Saúde e secretarias Estadual e Municipal de Saúde, entre as quais o secretário nacional de Atenção Primária, Raphael Câmara.  

Vanessa Conte

Lissandra Mendonça