Porto Alegre já aplicou 134,6 mil doses de vacina contra gripe

05/05/2023 09:55
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Campanha contra gripe segue até 31 de maio

Dados do Ministério da Saúde, extraídos do LocalizaSUS nesta quinta-feira, 4, indicam que já foram aplicadas 134.631 doses da vacina contra gripe em Porto Alegre desde o início da campanha, em 10 de abril. O maior contingente é de idosos, com 33% da meta atingida e 103.522 doses administradas.

Até o momento, a cobertura calculada entre gestantes, idosos, puérperas, trabalhadores da saúde e professores é de 24%. A campanha prossegue até 31 de maio, tendo como meta atingir 90% dos grupos prioritários imunizados para proteger a população contra as complicações causadas pelos vírus Influenza. No sábado, 6, a prefeitura realiza o Dia D de vacinação na cidade.

A vacina protege contra os vírus influenza A H3N2 e H1N1 e B. A vacinação está disponível na rede municipal em todas as unidades de saúde para todos os grupos prioritários: idosos, crianças de seis meses a seis anos incompletos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde e povos indígenas e quilombolas. 

“Como a vacina leva pelo menos 15 dias para fazer o efeito protetivo necessário, quanto mais cedo a dose for feita, mais rapidamente o organismo criará os anticorpos que vão garantir a proteção”, explica o diretor da Diretoria de Vigilância em Saúde, Fernando Ritter. O gestor lembra a importância de as gestantes serem vacinadas. “Os bebês só podem receber esta vacina a partir dos seis meses, abaixo desta idade a proteção é garantida pela imunização da mãe durante a gravidez", afirma. 

O público infantil é considerado vulnerável para a ação do vírus Influenza, com possibilidade de evolução para casos graves, e também tem papel relevante na transmissão do vírus. “Quanto mais pessoas, de todas as idades, estiverem vacinadas, menor a circulação dos vírus e a infecção”, ressalta o diretor.

As campanhas de vacinação contra Covid-19 e contra gripe ocorrem de forma simultânea e não há contraindicação para as vacinas serem aplicadas de forma concomitante para os públicos aptos a receber as doses. 

Dados LocalizaSUS até 4 de maio:

Crianças - 3.418 (3,76%)    
Gestantes - 1.360 (12,8%)    
Idosos -  103.522 (33,0%)
Povos indígenas aldeados e de fora de aldeias - 327 (12%)
Puérperas -  196 (11,23%)
Trabalhadores de Saúde - 18.216 (17,9%)

Patrícia Coelho

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes