Porto Alegre integra projeto para ampliar testagem do HIV

29/09/2021 08:49
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Estratégia de autotestagem garante o sigilo e a privacidade dos participantes

Porto Alegre contar√° com uma op√ß√£o inovadora para testagem do HIV, v√≠rus causador da Aids. A cidade ser√° uma das quatro capitais do pa√≠s a integrar o projeto A Hora √© Agora, que tem como objetivo ampliar o acesso √† testagem anti-HIV de popula√ß√Ķes mais vulner√°veis √† infec√ß√£o, por meio de autoteste de fluido oral ou por uma gota de sangue. O lan√ßamento do projeto √© nesta quarta-feira, 29, √†s 9h, no Centro de Sa√ļde Murialdo (avenida Bento Gon√ßalves, 3722 ‚Äď Partenon), com transmiss√£o no YouTube da Secretaria Municipal de Sa√ļde.¬†¬†

Na capital, a popula√ß√£o-chave s√£o homens gays e outros homens que fazem sexo com homens, mulheres transexuais, travestis e profissionais do sexo. O diferencial da estrat√©gia est√° na forma como ser√° conduzida, garantindo o sigilo e a privacidade dos participantes. Com isso, a expectativa √© de que a ades√£o seja maior. O acesso aos testes ser√° pelo site www.ahoraeagora.org, novo canal para que o p√ļblico-alvo maior de 15 anos e residente na Capital solicite o kit de autotestagem para HIV, tamb√©m acessado via celular.¬†

O projeto A Hora √© Agora¬†foi lan√ßado em Curitiba, em dezembro de 2014, visando √† expans√£o da testagem r√°pida e gratuita anti-HIV entre as popula√ß√Ķes mais vulner√°veis √† infec√ß√£o. Tamb√©m est√° nas cidades de Campo Grande e Florian√≥polis. A ideia √© promover a testagem de HIV, detectar precocemente o v√≠rus causador da Aids e outras infec√ß√Ķes sexualmente transmiss√≠veis e iniciar rapidamente o tratamento. Pretende apoiar pessoas diagnosticadas e que vivem com HIV para que sigam o tratamento, essencial para a qualidade de vida.¬†

O projeto √© uma parceria entre a Secretaria Municipal de Sa√ļde de Porto Alegre, a Secretaria Estadual de Sa√ļde do Rio Grande do Sul, o Departamento de Doen√ßas de Condi√ß√Ķes Cr√īnicas e Infec√ß√Ķes Sexualmente Transmiss√≠veis do Minist√©rio da Sa√ļde, a Escola Nacional de Sa√ļde P√ļblica da Funda√ß√£o Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Funda√ß√£o para o Desenvolvimento Cient√≠fico e Tecnol√≥gico em Sa√ļde (Fiotec), os Centros para Controle e Preven√ß√£o de Doen√ßas dos Estados Unidos da Am√©rica (CDC) e PEPFAR (sigla em ingl√™s do Plano de Emerg√™ncia do Presidente para o Al√≠vio da Aids, iniciativa governamental dos Estados Unidos para lidar com a epidemia global de HIV/Aids).

Como funciona - No site www.ahoraeagora.org, os usuários poderão solicitar o kit de testagem e recebê-lo em casa, pelos Correios, de forma totalmente gratuita. Existe também a opção de retirá-lo em um armário digital, usando um código, de forma sigilosa. O armário está localizado no Shopping Total, que funciona das 10h às 22h. O usuário pode realizar o autoteste em casa ou onde mais se sentir confortável, pois ele é rápido, confiável, seguro, confidencial e de simples execução.

Em caso de resultado positivo, os participantes ser√£o convidados a fazer o teste confirmat√≥rio no Centro de Sa√ļde Murialdo. Em caso reagente/positivo ao HIV, o usu√°rio realizar√° todos os exames necess√°rios (incluindo carga viral e contagem de CD4 r√°pida) e poder√° iniciar o tratamento antirretroviral no mesmo dia do diagn√≥stico. A pessoa ser√° vinculada¬†a uma unidade de sa√ļde e ter√° aux√≠lio de um profissional da equipe do projeto A Hora √© Agora.¬†

Dados - O boletim epidemiol√≥gico HIV/Aids edi√ß√£o 2020 do Minist√©rio da Sa√ļde mostra Porto Alegre como a capital com maior taxa de detec√ß√£o de Aids no pa√≠s, a capital com maior taxa de detec√ß√£o de HIV em gestantes e a capital com o maior coeficiente de mortalidade pela doen√ßa. A cidade apresentou taxa de 58,5 casos por 100 mil habitantes em 2019, valor superior ao dobro da taxa do Rio Grande do Sul e 3,3 vezes maior que a taxa do Brasil, e de 22 √≥bitos/100 mil habitantes, cinco vezes superior ao coeficiente de mortalidade nacional. Do total de √≥bitos por Aids registrados no Brasil no per√≠odo entre 1980 e 2019 (349.784), 70,4% ocorreram entre homens(246.091) e 29,6% entre mulheres (103.558).

Serviço:
1. Fa√ßa o cadastro no site www.ahoraeagora.org. P√ļblico-alvo: homens gays e outros homens que fazem sexo com homens, mulheres transexuais, travestis e profissionais do sexo.¬†
2. Receba o kit de testagem em casa, pelos Correios, ou retire em arm√°rio digital no Shopping Total (av. Crist√≥v√£o Colombo, 545, bairro Floresta), no t√©rreo, pr√≥ximo √† Caixa Econ√īmica Federal, todos os dias, das 10h √†s 22h.
3. Em caso de resultado positivo, dirija-se ao Centro de Sa√ļde Murialdo para dar in√≠cio ao tratamento (av. Bento Gon√ßalves, 3722 - Partenon), de segunda a sexta-feira, das 8h √†s 19h.
4. O telefone de contato do projeto em Porto Alegre é o (51) 3289-5740.

Vanessa Conte