Porto Alegre capacita novos agentes comunitários de saúde e amplia equipes

03/12/2021 16:40
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Nomeação dos agentes possibilitou ampliação das equipes de saúde da família

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou nesta sexta-feira, 3, capacitação em formato presencial dos 24 novos agentes comunitários de saúde aprovados em concurso público do município. O encontro ocorreu no auditório do Centro de Saúde IAPI e reuniu também supervisores e coordenadores técnicos. A nomeação dos agentes possibilitou a ampliação das equipes de saúde da família que atendem a população. 

“Ao se unirem às equipes em atuação, os agentes fazem a ligação da unidade de saúde com o território e a comunidade”, explica a diretora de Atenção Primária da SMS, Caroline Schirmer. Nomeados em agosto, os profissionais participaram de curso introdutório EAD. Após, foram recebidos nas gerências distritais de saúde correspondentes à região que prestaram a prova e têm integrado formações continuadas.

Com a ampliação, o incentivo financeiro em níveis estadual e federal também aumenta, o que vai ao encontro da principal meta da SMS que é chegar a 75% de cobertura de saúde da família na cidade. “Acreditamos que o cuidado das equipes é mais eficiente na promoção e prevenção em saúde, incluindo doenças mais comuns, como hipertensão e diabetes, além do acompanhamento no pré-natal e na infância”, avalia Caroline. 

Atualmente, a Capital gaúcha possui 243 equipes de saúde da família e 557 agentes comunitários de saúde ativos, conforme dados de outubro da Atenção Primária à Saúde.
 

Vanessa Conte

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes