Pessoas em situação de rua recebem orientações e exames de tuberculose

06/12/2021 14:40
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Grupo participou de atividades lúdicas e teve acesso a exames

Pessoas em situação de rua participaram nesta segunda-feira, 6, de ação com orientações e prevenção sobre a tuberculose. Durante a manhã, equipes das secretarias municipais de Saúde e Desenvolvimento Social realizaram atividades lúdicas para tirar dúvidas e compartilhar conhecimentos. Após, os participantes eram convidados a fazer o exame de baciloscopia para diagnóstico da doença e acesso a tratamento em casos positivos. O encontro foi realizado no Centro POP 1 (avenida João Pessoa, 2384) e foi o primeiro de uma série que ocorrerá nos outros dois centros POP da Capital (fotos).

A ideia é integrar ações de saúde e assistência social como forma de atender populações mais vulneráveis ao adoecimento da tuberculose pelo contexto social no qual vivem. Têm como base instrução operacional conjunta dos ministérios da Cidadania e da Saúde com orientações de articulação entre serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Sistema Único de Assistência Social (Suas). Conforme o documento, pessoas em situação de rua apresentam 56 vezes mais chances de adoecer por tuberculose, pois a vulnerabilidade social, as barreiras de acesso aos direitos e de ações de cuidado integral à saúde contribuem para o aumento do risco de adoecimento.

As atividades integradas envolvem equipes da Atenção Primária à Saúde da SMS (área técnica de Saúde da População em Situação de Rua, Unidade de Saúde Modelo e Atenção à Tuberculose, Infecções Sexualmente Transmissíveis, HIV/Aids e Hepatites Virais) e Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) da SMDS.

Tuberculose – Uma das principais dificuldades no combate à doença é o abandono do tratamento. Normalmente, o processo dura seis meses, mas pode se estender a um ano ou mais, conforme a multirresistência que o bacilo adquire após a interrupção. Alimentação desregrada e exposição a intempéries do clima e ambientes insalubres facilitam o contágio. A SMS tem trabalhado para intensificar o atendimento aos pacientes, sendo que as unidades de saúde oferecem tanto teste quanto tratamento pelo SUS.

Vanessa Conte

Andrea Brasil