Outubro Rosa inicia com ação no Paço Municipal

01/10/2020 14:01
Maria Ana Krack / PMPA
SAÚDE
Placas de rua da cor rosa promovem a campanha na Capital

A Prefeitura de Porto Alegre foi escolhida pelo Instituto da Mama do Rio Grande do Sul (Imama) para dar início às ações do Outubro Rosa, mês de conscientização para a importância da prevenção do câncer de mama. O lançamento da campanha foi realizada nesta quinta-feira, 1º, no Paço Municipal.

Durante todo o mês, prédios públicos estarão iluminados de rosa, os novos relógios de rua também irão exibir mensagens da campanha e 50 esquinas da Capital receberão placas de rua da cor rosa. A ação é uma parceria da prefeitura, Imama, Imobi, Clear Channel, Libbs, Moinhos de Vento e Oncotrata.

Em função da pandemia, a tradicional Caminhada das Vitoriosas, em parceria com o Município, será substituída por uma carreata.  A carreata rosa será realizada no dia 31 de outubro, das 16h às 18h, com saída do Parcão e chegada na Usina do Gasômetro.

Câncer de Mama - É a principal causa de morte por câncer em mulheres no mundo. O Rio Grande do Sul é o quarto estado com maior incidência de câncer de mama no Brasil. Porto Alegre é a sexta capital do país com maior incidência de câncer de mama, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). A rede pública realizou entre março e julho deste ano, 12.076 mamografias. Com o diagnóstico precoce a chance de cura chega a 95%.

As ações nas redes sociais durante o Outubro Rosa podem ser compartilhadas com a hashtag #eucaminhopelavida.

 

 

 

Luciana Mismas

Fabiana Kloeckner