Oficinas reúnem equipes multidisciplinares para tratamento de pessoas com hanseníase

20/10/2023 17:05
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Quarenta profissionais de diversas áreas participaram da capacitação

Nesta semana, 40 profissionais de Porto Alegre receberam capacitação do Ministério da Saúde sobre cirurgia preventiva ou reabilitadora para pacientes com cura de hanseníase, mas com alguma deformidade decorrente da doença.

Participaram enfermeiros, fisioterapeutas, dermatologistas, médicos de família, técnicos de enfermagem, terapeutas ocupacionais, farmacêutico bioquímico e acadêmicos de enfermagem. Ao longo da semana, foram realizadas quatro cirurgias. O trabalho teórico e prático contou com o apoio da Escola Técnica Cristo Redentor e do Hospital Cristo Redentor.

A enfermeira Fabiane Soares, que coordena a vigilância da hanseníase na Secretaria Municipal de Saúde, explica que a seleção dos pacientes foi realizada em parceria do Programa Municipal de Vigilância da Hanseníase de Porto Alegre com o Ambulatório de Dermatologia do Estado. “O objetivo foi reduzir a necessidade de altas doses de medicamentos (corticosteroides), melhorar a sensibilidade no território do nervo e reduzir a dor dos pacientes, além de promover a educação permanente dos profissionais de saúde em hanseníase”, frisa a técnica.

Paralelamente à cirurgia, os profissionais das demais categorias participaram de oficinas práticas, com presença de pacientes curados, mas com alguma deformidade decorrente da Hanseníase.

Os temas abordados foram tratamento conservador de úlceras plantares, tratamento cirúrgico do mal perfurante plantar, técnicas de prevenção de incapacidades e tratamento cirúrgico das deformidades hansênicas, entre outros.

Os facilitadores do Ministério da Saúde Maria Dias Torres Kenedi, Maria Katia Gomes e Silvio Parente ministraram as oficinas, bem como a enfermeira Coordenadora do Ambulatório de Hanseníase do Ambulatório de Dermatologia Sanitária, Vera Lucia Trevisol. O microcirurgião plástico Luiz Fernando Franciosi e o ortopedista e traumatologista Elifaz de Freitas Cabral coordenaram o trabalho cirúrgico, como cirurgião e monitor de cirurgia, respectivamente.

  

 

Patrícia Coelho

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes