Município firma parceria com universidade para ampliar testagem de Covid-19

05/03/2021 16:41

A partir da próxima semana, a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) passará a oferecer testagem de Covid-19 a quem teve contato com pessoas que testaram positivo para o novo coronavírus. O atendimento será feito em drive-thru e tem previsão de início para a próxima terça-feira, 9. A capacidade estimada é de 150 coletas por dia para teste RT-PCR.

As pessoas sem sintomas ou com sintomas compatíveis com a Covid-19 que têm contato com familiares ou colegas de trabalho que tiveram resultado positivo para a doença poderão retirar um voucher de autorização, em uma unidade de saúde, e depois ir ao drive-thru no estacionamento da universidade. O endereço é rua Sarmento Leite, 245, e o  funcionamento será de segunda a sexta-feira, em horário comercial.

O diretor da Vigilância em Saúde do Município, Fernando Ritter, destaca a importância da ação. “Esta é mais uma alternativa da Secretaria de Saúde para minimizar os danos causados pela pandemia em Porto Alegre e agilizar o diagnóstico da doença", afirma.

Além do drive-thru, acadêmicos voluntários da universidade vão fazer parte de equipes volantes de testagem da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) que realizam testes em instituições de longa permanência para idosos.

  

 

Patrícia Coelho

Rui Felten