Mostra do Programa Saúde na Escola recebe inscrições de profissionais

23/04/2023 08:31

Estão abertas as inscrições para a 1ª Mostra do Programa Saúde na Escola em Porto Alegre. Podem participar profissionais das redes municipal e estadual de saúde e educação. A inscrição de trabalhos está disponível até este domingo, 23. Já os participantes têm até 15 de maio para garantir uma vaga.

Os trabalhos devem conter experiências a partir de 2021. As inscrições devem ser feitas no site do evento, onde podem ser obtidas outras informações e o edital. A programação prevê palestras, oficinas e apresentação de trabalhos das redes de saúde e de educação que se relacionam com os eixos do programa.

O evento ocorre nos dias 22 de maio – com ênfase nas ações desenvolvidas em escolas de educação infantil, e 12 de junho – apresentando atividades realizadas em escolas de ensino fundamental e médio. Em ambos os dias, o horário será das 8h30 às 17h30, no Teatro da Unisinos (av. Nilo Peçanha, 1600, bairro Boa Vista).

Saúde na Escola – O Programa Saúde na Escola possui linhas de atuação voltadas a alunos da rede pública. Entre elas estão ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, promoção de práticas corporais, da cultura de paz e direitos humanos, prevenção ao uso de álcool, tabaco e outras drogas. Também abordam avaliação de saúde bucal, situação vacinal, segurança alimentar e nutricional, saúde auditiva e ocular, direito sexual e reprodutivo e prevenção de infecções sexualmente transmissíveis/Aids.

É uma iniciativa do governo federal, articulada entre o Ministério da Saúde e da Educação. Para execução nos municípios, conta com um grupo de trabalho intersetorial, em Porto Alegre constituído pela SMS, Smed, Seduc e SES-RS.

A 1ª Mostra Municipal do Programa Saúde na Escola é organizada pela Secretaria Municipal de Saúde para reunir experiências e relatos dos profissionais acerca das atividades desenvolvidas na Capital, além de promover um espaço de troca e educação permanente entre os trabalhadores.

Vanessa Conte

Andrea Brasil