Melhorias na emergência odontológica do Pacs são entregues à população

16/04/2024 18:44
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Benfeitorias foram executadas com recursos de emendas parlamentares

Com mais de 45 mil procedimentos realizados em um ano, a emergência odontológica do Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul (Pacs) recebeu uma série de melhorias que foram entregues nesta terça-feira, 16, à população, e executadas por meio de emendas parlamentares que somam cerca de R$ 300 mil.

A benfeitorias começaram há dois anos, com investimentos em sensores para radiografia digital, compressores e canetas de alta rotação, eletrocautério, notebooks, desktops, ar condicionado, destiladora e bombas a vácuo, além de insumos, instrumentos odontológicos e uniformes.

No ano passado, recurso de custeio garantiu revitalização do espaço com reforma no piso, azulejos, fechaduras, torneiras e divisórias dos três consultórios. Foi feita, ainda, a substituição de toda a rede elétrica que agora protege os equipamentos de falha. A coordenadora do espaço, Liliane Hilgert, explica que a compra dos compressores com toda a instalação nova de mangueiras evita interrupções no atendimento. As falhas aconteciam com frequência já que o compressor era antigo e compartilhado com toda a emergência.

Para o secretário municipal de Saúde, Fernando Ritter, a entrega das melhorias representa uma virada de chave no atendimento à população. “O fato da pessoa poder ser atendida em menos de 30 minutos e em um espaço remodelado e com novos equipamentos nos deixa muito felizes. A repaginada dá condições para os profissionais desenvolverem uma odontologia de excelência quando as pessoas mais precisam, quando estão com dor.”

O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, e as equipes - 13 dentistas e 11 auxiliares - realizam uma média de 50 atendimentos por dia. Mais de 12 mil pessoas ao ano passam pela odontologia do Pacs.

 

Carolina Zeni

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes