Mais de 600 vacinas são aplicadas no primeiro dia de atendimento nas escolas da Capital

01/06/2023 18:24
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Além dos estudantes, pais ou responsáveis também aproveitaram para se vacinar

No primeiro dia da campanha de vacinação itinerante contra gripe e Covid-19 nas escolas municipais, mais de 600 doses foram aplicadas nesta quinta-feira, 1º de junho, na Escola de Ensino Fundamental (Emef) Décio Martins Costa, no bairro Sarandi. O Rolê da Vacina - programa lançado pela Prefeitura de Porto Alegre durante a pandemia - foi retomado pela prefeitura para ajudar na imunização das crianças e adolescentes. A iniciativa é resultado de uma parceria entre as secretarias municipais de Educação e Saúde. Nesta sexta-feira, 2, a ação será realizada na Emef América (bairro Coronel Aparício Borges) pela manhã e na Emef Afonso Guerreiro Lima (bairro Lomba do Pinheiro) à tarde.

Além dos estudantes, pais ou responsáveis também aproveitaram para se vacinar. Ao todo, foram aplicadas 612 vacinas, sendo 80 contra a Covid-19 em crianças, 370 contra a influenza, 72 da bivalente e 90 contra febre amarela, HPV, DT e Covid-19 adulto.

A diretora de atenção primária da SMS, Vânia Frantz, destacou a importância da ação para garantir a saúde do público infantojuvenil. “Porto Alegre ainda está com uma baixa cobertura vacinal, por isso a importância desta ação junto às escolas para reduzir as internações nas emergências e garantir mais saúde às crianças e adolescentesâ€, afirma.

"Essa ação mostra a importância da escola como uma referência social para comunidade, que está tendo acesso a um serviço essencial de saúde com o Rolê da Vacina. Ficamos muito felizes em ver a adesão pelos pais, professores que dão o exemplo e funcionários, além dos próprios alunos", complementa a secretária de Educação, Sônia Rosa.

Cronograma de vacinação nas escolas:

Sexta-feira, 2 - Emef América pela manhã e Emef Afonso Guerreiro Lima à tarde
Sábado, 3 - Emef São Pedro pela manhã
Segunda-feira, 5 - Emef Aramy Silva pela manhã e Emef Alberto Pasqualini à tarde
Terça-feira, 6 - Emef Mariano Beck pela manhã e Emef João Satte à tarde
Quarta-feira, 7 - Emef Martim Aranha pela manhã e Emef Neusa Brizola à tarde

 

Vanessa Conte

Gilmar Martins