Mães que amamentam recebem bolsas para transportar leite até a escola

27/04/2022 17:05
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Iniciativa integra projeto Amamentar é Tri

Equipes da Unidade de Saúde Modelo entregaram, nesta quarta-feira, 27, bolsas térmicas com kits para armazenar e congelar o leite materno ordenhado a mães da Escola Municipal de Educação Infantil Tio Barnabé, possibilitando que seja oferecido à criança durante o período em que está na escola. A iniciativa integra o projeto Amamentar é Tri, que busca fomentar a prática do aleitamento materno exclusivo até os seis meses e como complementação alimentar, por livre demanda, até os dois anos de idade.

As bolsas garantem a qualidade microbiológica no transporte do leite e podem ser retiradas na unidade de saúde de referência da família ou da escola. Contêm kits com cinco frascos de vidro e dois gelos reutilizáveis rígidos para manter o leite congelado. Conforme enfatiza a nutricionista da Secretaria Municipal de Saúde, Cintia Costa, o leite materno é reconhecidamente o melhor alimento para os bebês e eles não precisam ser desmamados ao ingressarem na escola. 

Conduzido pela Secretaria Municipal de Educação (Smed) desde 2012, o projeto Amamentar é Tri está alinhado também com a Secretaria Municipal de Saúde, com recursos do Programa Saúde na Escola, do governo federal. O ingresso no projeto pode ocorrer de três formas: encaminhamento pela unidade de saúde, encaminhamento pela escola municipal ou por solicitação própria do usuário diretamente na unidade de saúde. Nesse momento, é realizada orientação sobre ordenha, armazenamento e transporte do leite, para posterior entrega do kit à mulher que amamenta.

"Destaco a importância do trabalho articulado entre Saúde e Educação em benefício da saúde das crianças matriculadas na rede municipal de ensino. O aleitamento materno é o melhor alimento no início da vida. As equipes das escolas já estão treinadas para receber e acolher as mães", afirma a coordenadora da Unidade de Alimentação Escolar da Smed, Silvia Pauli. 

Confira a lista de unidades de saúde.

 

Vanessa Conte

Lissandra Mendonça