Indígenas terão acesso a testes rápidos de HIV na aldeia do Morro do Osso

13/06/2023 08:44

A aldeia indígena Tupe Pen, no Morro do Osso, receberá as equipes da Secretaria Municipal de Saúde nesta terça-feira, 13, das 9h às 16h, para testagem de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e hepatites virais. A ação é realizada em parceria entre a Unidade de Saúde Indígena e a Coordenação de Atenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (Caist).

O município de Porto Alegre é um dos poucos do país que conta com uma equipe multidisciplinar de saúde indígena. São atendidas, de forma itinerante, seis aldeias na Capital conforme as diretrizes da Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas. Nesta ação serão realizados testes rápidos para ISTs e hepatites virais - estes últimos como parte do projeto Teste e Trate - em cerca de 80 indígenas da etnia Kaingang.

“Trabalhamos em articulação com a Secretaria Especial de Saúde Indígena, do Ministério da Saúde, em que as ações de testagem são realizadas para garantir a vigilância epidemiológica dessa população na Capital”, frisa o assessor técnico da Área de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas, Rodrigo Dornelles.

“O diagnóstico precoce é fundamental para prevenir a progressão da doença e orientar sobre medidas preventivas, melhorando suas chances de sobrevida e qualidade de vida e reduzindo a disseminação dessas doenças dentro das comunidades”, explica o gerente da US Indígena, Luís Afonso Bataglim Cabral.

  

Carolina Zeni

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes