HPS recebe reconhecimento em prática de atendimento ao paciente

09/06/2022 16:07

Os pacientes do Hospital de Pronto Socorro (HPS) contam com o reconhecimento de mais um serviço realizado no atendimento da instituição no dia a dia. Após avaliação iniciada em 2019 e interrompida em 2020 pela pandemia da Covid-19, o Programa 3M de Reconhecimento de Boas Práticas Ciclo 2022 certificou o HPS no tema “Fixação Segura de Cateteresâ€. O reconhecimento tem validade de um ano, até o final de maio de 2023. 

A diretora do HPS, Tatiana Breyer, explica que desde 2019 o hospital participa deste programa de certificação. Desde o início do programa, o hospital estruturou o protocolo de cuidados com cateteres venosos e, em 2020, deu início à vigilância de cateteres, visando acompanhar a adequação da fixação, visualização do local de inserção e o curativo utilizado pelo hospital.

"Resgatar a vida quando situações graves acontecem é só o começo de uma grande missão. Nosso agradecimento aos profissionais que diariamente se dedicam ao cuidado dos nossos pacientes seguindo as melhores práticasâ€, exalta Breyer. Para a diretora, a segurança do paciente é um dos pilares mais fortes para avançar nas melhorias que a saúde das pessoas merece.

Boas práticas - Em dezembro de 2019 e janeiro de 2020, avaliadores do programa visitaram o HPS. Com a pandemia, o processo foi interrompido, e retomado em maio deste ano, com o retorno de avaliadores ao hospital e a certificação, na categoria Black Diamond. O Programa de Boas Práticas em Fixação Segura de Cateteres da 3M reconhece as instituições e profissionais que priorizam segurança do paciente e redução de riscos em acesso vascular. 

A fixação reduz o risco de complicações relacionadas à terapia intravenosa, tais como flebite, infiltração, septicemia e deslocamento do cateter. Os danos ao paciente por eventos adversos em serviços de saúde são uma das principais causas de morte e incapacidade em todo o mundo.

Patrícia Coelho

Gilmar Martins