HPS recebe destaque em prática de atendimento ao paciente

09/11/2022 15:10
Cristine Rochol/PMPA
SMS
HPS é o primeiro hospital público do Rio Grande do Sul a obter o reconhecimento

O Hospital de Pronto Socorro (HPS) recebeu certificado no Programa 3M de Reconhecimento às Boas Práticas Clínicas - Ciclo 2022, sendo o primeiro hospital público do Rio Grande do Sul a obter o reconhecimento. Nesta quarta-feira, 9, a instituição ganhou placas com o registro da certificação no tema Fixação Segura de Cateteres, além de fazer a entrega aos profissionais da urgência, enfermarias, UTIs e sala de recuperação.

“É com muita satisfação que formalizamos hoje a certificação do HPS, qualificando a segurança do acesso venoso aos pacientesâ€, afirma a gerente de contas da 3M, Raquel Bonfim. Segundo ela, o processo estabeleceu um protocolo de fixação de cateteres para preservar o conforto do paciente, reduzir desperdícios e custos e alinhar as instituições de saúde com as recomendações nacionais e internacionais. Conforme apresentado pela empresa, a terapia intravenosa ocupa 75% do tempo dos profissionais de enfermagem.

A coordenadora do serviço de epidemiologia e gestão de risco, Marcelle Schettert, explica que a participação no programa começou em dezembro de 2019. Inicialmente, o hospital estruturou o protocolo de cuidados com cateteres venosos e, em 2020, deu início à vigilância dos materiais, no sentido de acompanhar a adequação da fixação, visualizar o local de inserção e o curativo utilizado nas unidades de internação. O processo envolve cerca de 400 profissionais de enfermagem.

Cristine Rochol/PMPA
SMS
Instituição recebeu placas para registrar certificação no tema Fixação Segura de Cateteres

A diretora do HPS, Tatiana Breyer, parabenizou as equipes. "O cuidado faz parte da nossa vida. Agradeço aos profissionais que diariamente se dedicam ao cuidado dos pacientes seguindo as melhores práticasâ€, destaca. Para a diretora, está entre os objetivos da instituição oferecer melhorias tecnológicas e educação em saúde aos profissionais para qualificar a segurança do paciente. 

Boas práticas - Em dezembro de 2019 e janeiro de 2020, avaliadores do programa visitaram o HPS. Com a pandemia, o processo avaliativo foi retomado em maio deste ano, com o retorno de avaliadores ao hospital e a certificação, na categoria Black Diamond. O Programa de Boas Práticas em Fixação Segura de Cateteres da 3M reconhece as instituições e profissionais que priorizam segurança do paciente e redução de riscos em acesso vascular. 

A fixação reduz o risco de complicações relacionadas à terapia intravenosa, tais como flebite, infiltração, septicemia e deslocamento do cateter. Os danos ao paciente por eventos adversos em serviços de saúde são uma das principais causas de morte e incapacidade em todo o mundo.
 

Vanessa Conte

Gilmar Martins