HPS investe R$ 12 milhões em melhorias no parque tecnológico

09/03/2023 10:45
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Ideia é dar mais segurança estrutural com a correção de falhas que causam infiltrações

Reforma e modernização da unidade de terapia intensiva pediátrica, nova enfermaria de trauma pediátrico e aquisição de equipamentos em diferentes setores estão entre as benfeitorias feitas pelo Hospital de Pronto Socorro (HPS) nos últimos dois anos. Os investimentos somam recursos de cerca de R$ 12 milhões e fazem parte do programa de renovação do parque tecnológico do hospital, iniciado em 2021.

Concluída em julho, a reforma estrutural da área pediátrica possibilitou a abertura de sete leitos de enfermaria para trauma e manteve oito leitos intensivos. As melhorias incluíram climatização, instalação de um leito de isolamento, construção de salas de recreação infantil e entrevista familiar.

Conforme o diretor-administrativo do hospital, Lisandro Zwiernik, entre as melhorias implementadas no parque tecnológico estão ainda a troca do sistema de ar comprimido que atende todo o hospital, proporcionando economia de 600 mil litros de água por mês. Como forma de dar mais segurança, ergonomia e conforto aos pacientes, o HPS adquiriu 48 camas elétricas, substituindo as antigas e desgastadas. 

Também foram adquiridos 20 monitores de multiparametrização, com central de monitoramento capaz de permitir a visualização de todos os monitores. Os equipamentos são utilizados em duas unidades de UTI, com 20 leitos. 

Telhado – O projeto executivo de reforma do telhado foi finalizado em 2022 e está apto a ser encaminhado para licitação. A ideia é dar mais segurança estrutural, a partir da correção de falhas antigas que causam infiltrações frequentes em setores do 5º pavimento.

Novos aparelhos – O HPS adquiriu vários equipamentos, como cateter nasal de alto fluxo para incrementos em terapia ventilatória, dois ventiladores pulmonares universais e aparelho de ventilação não-invasiva. Também comprou insumos para cirurgia de pelve, área na qual o hospital é referência, para qualificar a atenção a pacientes com trauma. 

Para ampliar a capacidade anestésica do Centro Cirúrgico, foi adquirido um carro para anestesia. Houve aquisição de aparelho de raio-X digital, que possibilita fazer o exame à beira do leito, com agilidade, praticidade e qualidade na obtenção de imagens. 

Com novo transformador para subestação, a capacidade elétrica do hospital foi ampliada, dando mais segurança na rede de energia. Ainda ocorreram melhorias no ambiente da farmácia e do Serviço de Nutrição e Dietética, com substituição de mobiliário, otimização dos espaços e qualificação dos serviços.
 

Vanessa Conte

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes