HPS forma residentes em emergência, cirurgia-geral e do trauma

27/02/2023 11:40

Medicina de emergência, cirurgia-geral e cirurgia do trauma foram as áreas de formação de 11 residentes do Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre (HPS). A formatura ocorreu na noite de sexta-feira, 24, no auditório da Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs).

Cerca de cem pessoas participaram do evento. O secretário municipal de Saúde, Mauro Sparta, destacou o caráter formativo da instituição. “A formação de profissionais preparados para situações de urgência e emergência é imprescindível para garantir um atendimento qualificado à população”, enfatizou o gestor.

A área de medicina de emergência conta com estágios em unidades de terapia intensiva e cardiologia, em parceria com o Hospital de Clínicas de Porto Alegre e demais instituições de saúde que têm convênio com a prefeitura. Já a cirurgia-geral possui estágios em vascular, oncológica, pediátrica e cardíaca.

A coordenadora das residências de cirurgia-geral e do trauma, Roberta Rigo Dalcin, afirma que as equipes precisam estar bem preparadas. “O HPS vem se especializando cada vez mais e faz jus a instituição de referência nas áreas de emergência e trauma”, diz a médica.

Referência no Estado em casos de trauma, o HPS faz cerca de 120 mil atendimentos de emergência por ano, numa operação 24 horas, sete dias por semana. Desde a inauguração, em 1944, atua no mesmo prédio, no Largo Teodoro Herzl, bairro Bom Fim. É administrado pela prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde.

 

Vanessa Conte

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes