Hospital promove mutirão cirúrgico no feriado para agilizar atendimento de pacientes internadas
A rede municipal de saúde de Porto Alegre realiza, nesta quinta-feira, 1º de maio, um mutirão cirúrgico com foco na realização de laqueaduras tubárias e histeroscopias. A ação ocorre no Hospital Materno Infantil Presidente Vargas e beneficiará 11 pacientes que já estavam internadas e aguardavam na fila por esses procedimentos.
Mesmo em dia de feriado, a equipe assistencial foi mobilizada para garantir que as cirurgias ocorram conforme o cronograma. "Aproveitamos datas em que o centro cirúrgico estaria parado para avançar no atendimento. Isso agiliza o fluxo hospitalar e reduz o tempo de espera das pacientes", explica o diretor interino do hospital, Marcos Slompo.
A realização do mutirão contribui para liberar leitos e acelerar o tratamento de quem ainda está chegando ao hospital. "Com essa ação, conseguimos não apenas atender mais rápido, mas também abrir espaço para novas pacientes, otimizando o uso dos recursos hospitalares", completa.
Estratégias como essa têm permitido uma redução significativa na fila interna do hospital para procedimentos ginecológicos. A expectativa é que, nos próximos mutirões, o agendamento seja feito por meio do sistema de regulação municipal (Gercon), ampliando ainda mais o alcance e a eficiência da assistência prestada.
Â
Gilmar Martins