Hospital Presidente Vargas integra metodologia para qualificar emergências

13/07/2023 13:50
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Ideia é desenvolver ações para reduzir superlotação nas emergências, melhorando a gestão

O Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV) passou a integrar, neste mês, a metodologia Lean. A ideia é desenvolver ações para reduzir a superlotação nas emergências, buscando melhorar a gestão, racionalizar recursos e otimizar espaços e insumos.

Nesta quinta-feira, 13, o projeto foi apresentado às chefias das áreas técnica e administrativa. O diretor-geral do hospital, Cincinato Fernandes Neto, acredita que a iniciativa trará mais agilidade nas atividades de assistência e melhor orientação das equipes para a tomada de decisão. “Reduzir o tempo de espera no atendimento nas emergências e agilizar a busca de leito está entre os nossos objetivos”, destaca o gestor.

A metodologia será aplicada nas emergências pediátrica e obstétrica. A fase atual inclui o diagnóstico de pontos frágeis dos setores, com o auxílio de consultores do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo.

Após, começa a implementação de ações estratégicas para qualificar o fluxo da assistência e melhorar o atendimento dos pacientes. A duração da primeira fase vai de julho a dezembro. Depois, serão mais seis meses de acompanhamento, totalizando um ano.

Cristine Rochol/PMPA
SMS
Projeto foi apresentado às chefias das áreas técnica e administrativa

A coordenadora da equipe de gestão do Lean no HMIPV, Lauren Ruas Vrech, diretora-adjunta de enfermagem, avalia que os resultados irão refletir em todas as áreas. “A metodologia vai possibilitar que possamos atingir as melhorias que buscamos, qualificando o atendimento aos pacientes”, afirma. Segundo ela, também estão entre os objetivos aumentar o giro de leitos, criar novos fluxos de atendimento e de trabalho e aumentar a satisfação dos usuários e profissionais.

O projeto Lean nas emergências é uma iniciativa do Ministério da Saúde, desenvolvida por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi/SUS), executada em parceria com os hospitais Sírio-Libanês e Beneficência Portuguesa, de São Paulo, e Moinhos de Vento. O Lean é uma filosofia de gestão voltada à melhoria de processos baseada em tempo e valor, desenhada para assegurar fluxos contínuos e eliminar desperdícios e atividades de baixo valor agregado.

 

Vanessa Conte

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes