Hospital Presidente Vargas destaca importância da doação de leite humano a bebês prematuros
As mamães doadoras do Banco de Leite Humano do Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas (HMIPV) recebem, nesta semana, uma mensagem especial e um mimo pelo Dia Nacional e Mundial da Doação de Leite Humano, lembrado nesta segunda-feira, 19. A ideia é valorizar e agradecer a cada mililitro recebido, que faz toda a diferença para a saúde dos bebês prematuros que estão na UTI Neonatal, já que as mães ainda não conseguem produzir o próprio leite.
Mãe da pequena Pietra, de 1 ano e 4 meses, Cristina Vieceli, 37 anos, é doadora há nove meses e considera o processo muito simples. “É bem prático, pois a prefeitura traz o frasco até a casa das mães doadoras e, ao longo da semana, fazemos a retirada do leite”, explica. Após, o HMIPV busca a doação e entrega um novo frasco para coleta, a ser retirada na semana seguinte ou quando for mais conveniente. “A doação é muito importantes, é uma forma de sermos solidárias com as mães dos bebezinhos prematuros, além de estimular e manter a produção do meu leite”, diz Cristina, reforçando que o leite materno é comprovadamente o alimento mais importante para o bebê, aumenta a imunidade e cumpre diversas necessidades nutricionais.
Amanda Capinos, 36 anos, é mãe do Arthur, com 9 meses, e fica emocionada ao falar das doações. “Tenho excesso de produção e fico muito feliz em poder contribuir com a saúde dos bebês na prematuridade”, afirma. “Conseguir retirar 50ml por dia pode parecer pouco, mas faz toda a diferença para os bebês da UTI Neonatal”, reforça Amanda, ao ler a mensagem de agradecimento de Thaiane, mãe do Miguel, de 2 meses e 14 dias, que está na neonatologia do HMIPV.
A nutricionista do Banco de Leite Humano do HMIPV, Adriana Nardi, explica que mães interessadas em ser doadoras devem entrar em contato com o hospital pelo telefone 3289-3334 ou no e-mail bancodeleite@hmipv.prefpoa.com.br. “Ela vai receber uma ficha de cadastro na qual responderá a questões sobre a própria saúde, porque ela precisa estar saudável pra ser doadora de leite, e vamos solicitar alguns exames feitos durante a gestação”, comenta Adriana. Após a análise dos resultados dos exames, se ela estiver apta a ser doadora, a equipe entra em contato e agenda a busca do leite em casa.
Toda mãe que estiver amamentando, com excesso diário de leite (mínimo em torno de 50ml), clinicamente saudável e residente em Porto Alegre pode ser doadora no Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas. Basta entrar em contato pelo telefone 3289-3334 ou no e-mail bancodeleite@hmipv.prefpoa.com.br.
Gilmar Martins