Hospital Presidente Vargas completa 70 anos de atendimento

24/01/2023 09:04
Cristine Rochol/Arquivo PMPA
SMS
De janeiro a agosto de 2022, foram mais de 30,6 mil atendimentos na emergência pediátrica

O Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV) completa, nesta terça-feira, 24, 70 anos no atendimento à população de Porto Alegre e do interior do Estado. Para marcar a comemoração, será realizada missa na Igreja Nossa Senhora das Dores (rua Riachuelo, 630), às 18h30. Localizada na avenida Independência, 661, a instituição é administrada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

De janeiro a agosto de 2022, o HMIPV realizou mais de 30,6 mil atendimentos na emergência pediátrica, 8.685 internações, 2.379 cirurgias, 2.284 partos e mais de 23 mil procedimentos de diagnóstico por imagem.

Ao longo do ano, foram adquiridos diversos equipamentos para modernizar o Centro Obstétrico, a Unidade de Medicina Fetal e demais setores do hospital, em parceria com a Associação dos Amigos do HMIPV, incluindo recursos municipais, estaduais, federais e de emendas parlamentares.

“Estamos constantemente qualificando a humanização e o acolhimento entre usuários e colaboradores”, comenta o diretor-geral do HMIPV, Cincinato Fernandes Neto. No hospital, 40% dos pacientes de cirurgia, ginecologia, obstetrícia e pediatria são provenientes da regulação de leitos estadual, vindos do interior gaúcho.

O HMIPV surgiu em 1953, como hospital geral, condição mantida até janeiro de 1978, quando foi transformado em materno-infantil, tornando-se referência regional na década de 1990. O processo de municipalização foi concretizado no ano 2000 e, desde então, é administrado pelo município, prestando atendimento 100% SUS à população. De 2000 em diante, é reconhecido como Hospital Amigo da Criança, título renovado a cada ano desde então.

“Nossa missão institucional é prestar assistência hospitalar na área materno-infantil e na saúde mental, com ênfase no atendimento com empatia, dando atenção a situações de violência e vulnerabilidade”, afirma o diretor-geral.

Aniversário – A comemoração dos 70 anos do HMIPV continua no dia 31 de janeiro. Às 10h, no auditório do hospital, haverá homenagens a profissionais e gestores, apresentação da cartilha de direitos e deveres do paciente e entrega de kit especial para o primeiro bebê nascido neste ano.

Vanessa Conte

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes