Hospital Presidente Vargas apresenta ações para qualificar emergências

28/11/2023 13:52
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Projeto começou em julho com o diagnóstico de pontos frágeis dos setores

O Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV) apresentou nesta terça-feira, 28, os avanços obtidos ao longo de cinco meses de acompanhamento da metodologia Lean. A iniciativa propõe ações para reduzir a superlotação nas emergências, buscando melhorar a gestão, racionalizar recursos e otimizar espaços e insumos.

A metodologia foi aplicada na emergência pediátrica e será estendida para a área obstétrica. A fase inicial começou em julho com o diagnóstico de pontos frágeis dos setores, auxiliados por consultores do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo. Após, teve início a implementação de ações estratégicas para qualificar o fluxo da assistência e melhorar o atendimento dos pacientes. Agora, serão mais seis meses de acompanhamento, totalizando um ano.

Para o secretário municipal de Saúde, Fernando Ritter, o auxílio de uma consultoria que mostre formas diferentes de chegar a resultados melhores pode otimizar muito o trabalho. “Ganhamos ao oferecer um atendimento qualificado, o que traz mais satisfação aos pacientes e equipes”, comenta. Conforme o gestor, o grande desafio agora é manter a execução das ações.

O diretor-geral do hospital, Cincinato Fernandes Neto, acredita que a iniciativa traz agilidade nas atividades de assistência e melhor orientação das equipes para a tomada de decisão. “Reduzir o tempo de espera no atendimento nas emergências e agilizar a busca de leito está entre os nossos objetivos”, destaca.

Estão entre os objetivos do projeto aumentar o giro de leitos, criar novos fluxos de atendimento e de trabalho e ampliar a satisfação dos usuários e profissionais. A coordenadora da equipe de gestão do Lean no HMIPV, Lauren Ruas Vrech, diretora-adjunta de enfermagem, avalia que os resultados se refletem em todas as áreas. “Seguiremos nossos desafios individuais no hospital, mas não deixaremos de ser um time de referência do projeto”, diz.

O projeto Lean nas emergências é uma iniciativa do Ministério da Saúde, desenvolvida por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi/SUS), executada em parceria com os hospitais Sírio-Libanês e Beneficência Portuguesa, de São Paulo, e Moinhos de Vento. O Lean é uma filosofia de gestão voltada à melhoria de processos baseada em tempo e valor, desenhada para assegurar fluxos contínuos e eliminar desperdícios e atividades de baixo valor agregado.

Vanessa Conte

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes