Hospital Materno Infantil Presidente Vargas realizou mais de 2 mil partos em 2024

07/02/2025 13:24

O Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV) desempenhou um papel essencial no atendimento materno-infantil em Porto Alegre ao longo de 2024, enfrentando desafios e mantendo sua importância na rede pública de saúde. Durante o ano, a unidade realizou um total de 7.448 internações, com destaque para a UTI Neonatal, que operou com média de 89,2% de ocupação, e a UTI Pediátrica, que apresentou uma permanência média de 13,8 dias por paciente. O Centro Obstétrico registrou 2.079 partos, dos quais 1.332 foram normais e 747 cesáreos.

“Mantivemos o nosso compromisso com um atendimento humanizado e seguro para mamães e bebêsâ€, salienta o diretor interino da instituição, Marcos Slompo. A área cirúrgica do hospital também teve alta demanda, totalizando 2.548 cirurgias no ano, incluindo procedimentos ginecológicos, pediátricos e de alta complexidade. 

No setor de triagem neonatal, foram testados 85.607 recém-nascidos no Estado e 11.961 em Porto Alegre por meio do Teste do Pezinho, com a maioria das coletas ocorrendo dentro do prazo ideal de 3 a 5 dias de vida. Além disso, o hospital registrou 9.222 acolhimentos no Centro de Referência em Assistência Infantojuvenil (Crai), evidenciando a crescente demanda por suporte especializado para crianças e adolescentes. 

Novo hospital - Os dados de 2024 mostram a necessidade contínua de investimentos para garantir a ampliação da capacidade assistencial. Nesse sentido, um projeto de parceria público-privada está em andamento para construção, manutenção e gestão de serviços de apoio da instituição. 

O futuro hospital terá aumento na sua complexidade, além de 28 novos leitos (de 188 para 216) e ampliação de 97% em sua área total, passando de 16,5 mil metros quadrados para 35 mil metros quadrados. Será construído na avenida Erico Verissimo, 100, nas proximidades do Ginásio Tesourinha e contará com aplicação de R$ 300 milhões até 2026, por meio de financiamento, construção do prédio e compra de equipamentos.

 

Carolina Zeni

Andrea Brasil