Hospital incentiva confecção de bonecas abayomi pelo Dia da Consciência Negra

21/11/2022 15:35
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Pacientes da psiquiatria participaram da confecção das bonecas

Pacientes do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas foram surpreendidas com uma lembrança especial junto à refeição de domingo, 20. Elas receberam bonecas abayomi e um cardápio diferenciado, com feijoada, quibebe e cocada, itens da culinária de raiz africana. A iniciativa foi motivada pela passagem do Dia da Consciência Negra. 

As bonecas também foram entregues a acompanhantes e servidores, juntamente com folheto informativo. Foram confeccionadas pela equipe de Nutrição do hospital e por cerca de 20 pacientes da psiquiatria, em conjunto com o terapeuta ocupacional que atende a unidade.

Cristine Rochol/PMPA
SMS
Bonecas serviam como amuletos para crianças em viagem nos navios negreiros

Criada para as crianças na época da escravidão, a boneca abayomi era confeccionada pelas mulheres negras com pedaços de saias, único pano encontrado nos navios negreiros, para acalmar e trazer alegria, servindo como amuleto de proteção. O termo abayomi significa encontro precioso em Iorubá, uma das maiores etnias do continente africano.

Administrado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o HMIPV é um hospital 100% SUS de contexto estadual, já que 45% dos atendimentos são reservados a pacientes do interior, via regulação estadual. Presta atendimento hospitalar na área materno-infantil e de saúde mental com ênfase na atenção à violência e vulnerabilidade, bem como em cirurgias de alta complexidade em áreas como ginecologia, cirurgia-geral e neurocirurgia pediátrica.
 

Vanessa Conte

Gilmar Martins