Hipertensão arterial é tema de ação de saúde neste sábado

21/05/2022 07:53
Cristine Rochol/PMPA
SMS
População com mais de 18 anos poderá aferir a pressão arterial e receber orientações sobre a doença

A unidade móvel da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estará estacionada, neste sábado, 21, no Campo do Piriquito (av. Vicente Monteggia, 2709, bairro Vila Nova) realizando ações alusivas ao Dia Mundial da Hipertensão. Das 10h às 16h, a população com mais de 18 anos poderá aferir a pressão arterial e receber orientações sobre a doença. O público presente no local também poderá se vacinar contra Covid-19 e gripe com vacinas disponíveis para adultos e crianças.

Celebrado na última terça-feira, 17, o Dia Mundial da Hipertensão Arterial lembra os riscos da doença. Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte nas Américas, e a hipertensão arterial é responsável por mais de 50% destas doenças. 

De acordo com o médico da coordenação da Atenção Primária à Saúde, João Antônio Bonfadini Lima, a hipertensão, usualmente chamada de pressão alta, ocorre quando a pressão arterial se mantém sistematicamente igual ou maior que 140 por 90 mm/Hg. “A pressão pode se elevar por vários motivos, mas principalmente porque os vasos nos quais o sangue circula se contraem.  As causas podem ser hereditárias, mas há vários fatores que influenciam nos níveis de pressão arterial, como o fumo, consumo de bebidas alcoólicas, obesidade, estresse, grande consumo de sal, níveis altos de colesterol e a falta de atividade física”, acrescenta.

Por essa razão, as equipes da Unidade Móvel orientarão os usuários a respeito de prevenção e cuidados para quem já recebeu o diagnóstico positivo da doença. “Além dos medicamentos disponíveis para controlar a pressão, é imprescindível adotar um estilo de vida saudável”, destaca Bonfadini. Uma vez identificada a hipertensão, o cidadão será encaminhado para consulta médica ou de enfermagem. “É importante termos o diagnóstico, pois a hipertensão arterial é silenciosa e, se não tratada, pode ter graves consequências para a saúde”, conclui.


Programação da unidade móvel:
Sábado, 21, das 10h às 16h: Campo do Piriquito (av. Vicente Monteggia, 2709, bairro Vila Nova) 
Orientações de saúde, medição de pressão arterial e vacinação contra gripe e Covid-19 para adultos e crianças.

Cláudia Fleury

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes