Gripe: vacinação abre para a população em geral nesta sexta-feira
A partir de sexta-feira, 16, a vacina contra gripe (influenza) estará disponÃvel para todas as pessoas com mais de seis meses de idade em todas unidades de saúde de Porto Alegre. Â
A ampliação pretende garantir proteção contra a influenza para um público maior e diminuir o risco de complicações causadas pela infecção dos vÃrus Influenza A H1N1 e H3N2 e Influenza B.
A enfermeira Renata Capponi destaca que é muito importante que os grupos prioritários recebam a vacina. "Crianças menores de seis anos, pessoas com mais de 60 anos e gestantes têm maior risco de ter complicações da influenza, por isso devem se vacinar antes do perÃodo mais frio", alerta a chefe da Equipe de Imunizações da Secretaria de Saúde de Porto Alegre.
A cobertura vacinal dos três grupos desde o inÃcio da vacinação, em abril, é de 38,4% em pessoas com mais de 60 anos, 14,2% em crianças e 11,1% em gestantes.
Â
Cristiano Vieira