Fila para consultas oftalmológicas cai 23% no primeiro semestre na Capital

22/07/2022 11:25

Porto Alegre reduziu em 23% a fila de espera para consultas oftalmológicas entre janeiro e junho de 2022. O cálculo considera 13 subáreas da oftalmologia para as quais são oferecidas atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A maior queda ocorreu em “consulta oftalmológica geral adulto”, com 48,8% de diminuição. Em janeiro, havia 27.557 pessoas aguardando por consulta na área, das quais 12.114 esperavam por consulta geral adulto. Em junho, o número total das 13 filas passou para 21.129, sendo 6.202 para consultas para adultos.

Em todas as especialidades oferecidas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o número de consultas em fila de espera mantém uma estabilidade no semestre. Em janeiro, eram 94.799 pessoas aguardando; em junho, somou 95.545.

A oftalmologia concentra a maior parte dos pedidos de consultas. Em função disso, a SMS tem realizado mutirões para atendimento. Eles começaram em abril, quando foram contratualizadas 2 mil consultas extras/mês no Hospital da Restinga e Extremo Sul (HRES) e 1 mil consultas extras/mês no Hospital Vila Nova.

Aliado à estratégia dos mutirões, a Prefeitura também firmou, no mês de junho, acordo de cooperação com a Fundação Leonística de Assistência Social, para a realização de consultas oftalmológicas e fornecimento de óculos de grau pelo SUS. O objetivo é, até o fim de 2023, atender 2.350 pacientes regulados pelo sistema Gercon (sistema de gerenciamento de consultas da Secretaria Municipal de Saúde), oferecendo, além de atendimento com médico oftalmologista, o fornecimento gratuito de óculos para a correção de transtornos de refração, como miopia, astigmatismo e hipermetropia.

Nesta sexta-feira, às 14h, no Paço Municipal, a SMS firma mais uma parceria, com a Sociedade de Oftalmologia do Rio Grande do Sul, para ampliar o numero de consultas pelo SUS.

Patrícia Coelho

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes