Fila para consultas oftalmológicas cai 23% no primeiro semestre na Capital

22/07/2022 11:25

Porto Alegre reduziu em 23% a fila de espera para consultas oftalmol√≥gicas entre janeiro e junho de 2022. O c√°lculo considera 13 sub√°reas da oftalmologia para as quais s√£o oferecidas atendimento pelo Sistema √önico de Sa√ļde (SUS). A maior queda ocorreu em ‚Äúconsulta oftalmol√≥gica geral adulto‚ÄĚ, com 48,8% de diminui√ß√£o. Em janeiro, havia 27.557 pessoas aguardando por consulta na √°rea, das quais 12.114 esperavam por consulta geral adulto. Em junho, o n√ļmero total das 13 filas passou para 21.129, sendo 6.202 para consultas para adultos.

Em todas as especialidades oferecidas pela Secretaria Municipal de Sa√ļde (SMS), o n√ļmero de consultas em fila de espera mant√©m uma estabilidade no semestre. Em janeiro, eram 94.799 pessoas aguardando; em junho, somou 95.545.

A oftalmologia concentra a maior parte dos pedidos de consultas. Em fun√ß√£o disso, a SMS tem realizado mutir√Ķes para atendimento. Eles come√ßaram¬†em abril, quando foram contratualizadas 2 mil consultas extras/m√™s no Hospital da Restinga e Extremo Sul (HRES) e 1 mil consultas extras/m√™s no Hospital Vila Nova.

Aliado √† estrat√©gia dos mutir√Ķes, a Prefeitura tamb√©m firmou, no m√™s de junho, acordo de coopera√ß√£o com a Funda√ß√£o Leon√≠stica de Assist√™ncia Social, para a realiza√ß√£o de consultas oftalmol√≥gicas e fornecimento de √≥culos de grau pelo SUS. O objetivo √©, at√© o fim de 2023, atender 2.350 pacientes regulados pelo sistema Gercon (sistema de gerenciamento de consultas da Secretaria Municipal de Sa√ļde), oferecendo, al√©m de atendimento com m√©dico oftalmologista, o fornecimento gratuito de √≥culos para a corre√ß√£o de transtornos de refra√ß√£o, como miopia, astigmatismo e hipermetropia.

Nesta sexta-feira, às 14h, no Paço Municipal, a SMS firma mais uma parceria, com a Sociedade de Oftalmologia do Rio Grande do Sul, para ampliar o numero de consultas pelo SUS.

Patrícia Coelho

Lissandra Mendonça