Farmácias seguem vacinação de profissionais de apoio de serviços de saúde nesta semana

13/04/2021 08:32

As 19 farmácias parceiras da prefeitura na campanha de vacinação contra Covid-19 continuam imunizando profissionais de área de apoio de serviços de saúde nesta semana. O horário de atendimento nas farmácias é das 9h às 17h, com exceção da Panvel do Iguatemi, que atende das 10h às 17h.

Nesta terça-feira, 13, serão vacinados os trabalhadores com 37 anos ou mais. Na quarta, 14, os de 34 ou mais; na quinta-feira, aqueles com 31 anos ou mais, e na sexta-feira, 16, os que têm 28 anos ou mais. Profissionais liberais também seguem sendo atendidos nas farmácias. Todos os trabalhadores e profissionais devem apresentar documentação específica, confirme divulgação anterior. 

Quem pode procurar as farmácias:

Ocorrências eventuais de insistência pela vacinação de pessoas cuja ocupação não está contemplada na vacinação, bem como registro de aglomeração e filas pelas sobras de vacina em algumas farmácias levam a Secretaria Municipal de Saúde a reiterar quem pode procurar a vacinação nas farmácias parceiras:

- Trabalhadores de apoio (recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza) que atuam em estabelecimentos de serviços de saúde humana, como clínicas, ambulatórios, farmácias, drogarias e consultórios, conforme o Resolução CIB/RS nº 25/2021. 

Não estão contemplados, conforme resolução do Ofício Circular nº 57/2021 do Ministério da Saúde:
- Trabalhadores dos demais estabelecimentos de serviços de interesse à saúde, como academias de ginástica; clubes; salão de beleza; clínica de estética; óticas; estúdios de tatuagem; distribuidoras de medicamentos, produtos hospitalares e odontológicos; indústrias em geral; transportadoras de medicamentos e produtos de saúde; representantes de indústrias farmacêuticas e distribuidoras; estúdio de pilates, espaço fitness, e afins; pet shops e agropecuárias; cuidadores de idosos que atuam em domicílio; estagiários de qualquer curso; massagistas; doulas; musicoterapeutas; arteterapeutas; terapeutas holísticos; e  estabelecimentos de saúde animal.

Profissionais de hospitais não são atendidos nas farmácias, pois cada hospital recebe vacinas para os seus funcionários. 

O documento de operacionalização da estratégia de vacinação nas farmácias também define que cada local deverá administrar a demanda e a oferta de frascos de vacina abertos, visando à otimização das doses. Para isso, os responsáveis pelas farmácias poderão distribuir senhas ou encerrar a vacinação diária mesmo dentro do horário previsto. Ou seja, mesmo que uma pessoa chegue antes das 17h, se a farmácia tiver um frasco com 2 doses e três pessoas a serem atendidas, novo frasco não será aberto.

Documentos:

O profissional deverá apresentar cópia impressa (que ficará retida na farmácia) dos seguintes documentos
- Cópia do vínculo empregatício (carteira ou contrato de trabalho vigente com o serviço de saúde).
- Cópia da ficha CNES ou do Alvará de Saúde do serviço de saúde onde realiza o trabalho de apoio.
- Cópia do comprovante de residência de Porto Alegre, ou,  se residente fora da Capital, comprovante de endereço da instituição de saúde de atuação do profissional de saúde, com sede em Porto Alegre.
- Declaração de vínculo do trabalhador de apoio ao serviço de saúde (veja aqui).

Onde se vacinar:

Agafarma  - Rua Catarino Andreatta, 155, Vila Nova
Agafarma  - Avenida Benjamin Constant, 1253, São João
Associadas - Rua dos Andradas, 954, Centro
Associadas - Osvaldo Aranha,1382, Bom Fim
Droga Raia - Rua José Antônio Aranha, 423, Três Figueiras
Pague Menos - Rua José de Alencar, 640, Menino Deus
Panvel - Rua dos Andradas, 1320, Centro Histórico
Panvel - Avenida Ipiranga, 6681 – prédio 12b, térreo, Partenon
Panvel - Rua 24 de Outubro, 722, Independência
Panvel - Avenida Osvaldo Aranha, 1370, Bom Fim
Panvel - Rua João Wallig, 1800 Lj. JW 13 - Iguatemi, Passo D’Areia
Panvel - Avenida Wenceslau Escobar, 2857, Tristeza
São João - Avenida Juca Batista, 510, Cavalhada
São João - Rua 24 de Outubro, 676, Moinhos de Vento
São João - Avenida Carlos Gomes, 1723, Auxiliadora
São João - Avenida Assis Brasil, 3277 - Loja 01, Cristo Redentor
São João - Rua dos Andradas, 1179, Centro Histórico
São João - Avenida Wenceslau Escobar, 2409, Cristal
São João - Rua Anita Garibaldi, 1047, Mont’ Serrat   

Patrícia Coelho

Elisandra Borba